Colocação da barreiras de protecção de som
O Instituto de Estradas de Portugal construiu vias rápidas de intenso tráfego, como a CRIL e a IC 22, não tendo colocado barreiras protectoras de som e ruído os quais muito têm degradado a qualidade de vida das pessoas que vivem próximo destas rodovias, nomeadamente no Chapim, Quinta Nova, Codivel e Patameiras
Há habitações que passaram a ficar a poucos metros dessas vias e nada foi feito para minimizar os danos que os constantes barulhos e ruídos provocam nos respectivos moradores, além da devassa da privacidade que as respectivas famílias sofrem.
Situações semelhantes e algumas até muito menos gravosas, existentes na CREL, foram protegidas e foram-no porque os respectivos municípios o exigiram. No concelho de Odivelas não houve o mesmo comportamento, estando por isso o resultado à vista.
Assim, propomos que esta Câmara decida exigir do Instituto de Estradas de Portugal a colocação de barreiras protectoras de som e ruído em todos os locais que sejam necessários para garantir a normal vivência de quem reside nas referidas habitações.
Odivelas, 19 de Abril de 2006
Os vereadores da CDU