Prestação de contas do ano económico de 2005 – 11/04/2006

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 2 – Prestação de contas do ano económico de 2005

Os Vereadores da CDU votaram contra a prestação de contas do ano económico de 2005 porque no fundamental se afasta muito do previsto em sede do orçamentado para o ano em análise, elevaram-se as despesas correntes e baixaram as despesas de capital.

Como aspectos mais negativos do documento, registamos a baixa execução do previsto, fundamentalmente ao nível das despesas, o que na prática se traduz no adiamento da concretização de investimentos fundamentais ao desenvolvimento do Concelho. Também a baixa execução ao nível das verbas inscritas referentes ao Quadro Comunitário de apoios, não deixa de revelar uma incapacidade do município no aproveitamento deste tipo de financiamentos. Aliás nem menciona claramente na despesa onde foram gastas as verbas do III Quadro Comunitário de Apoio.

Quanto às receitas, é notório um incremento destas por via dos impostos directos e indirectos sobre os munícipes. Mais uma vez se verifica que é fundamentalmente, à custa daqueles que, já pouca capacidade económica tem, que a Câmara Municipal procura resolver o seu deficit económico, bem ao jeito daquilo que o governo quer fazer em relação ao deficit do estado.

Enquanto isto a Autarquia continua sem receber do estado o que lhe é devido referente à instalação do Município e não se viu empenhamento da Câmara para pressionar o Governo a cumprir as suas obrigações.

Por último, queremos deixar aqui uma palavra de apreço aos trabalhadores que, mesmo assim, foram eles que procuraram manter os serviços do município com a maior eficácia possível, esbatendo assim as dificuldades que no dia a dia os munícipes sofre quando pretendem tratar algum assunto na Câmara.

Odivelas, 11 de Abril de 2006

Os vereadores da CDU