Pacto de Autarcas

Votámos favoravelmente esta proposta porque ela encerra, quanto aos compromissos que se assumem e aos objectivos subjacentes à adesão, um conjunto de preocupações no domínio ambiental que, ao nível dos princípios, só podem merecer a nossa concordância.
 
E que, contudo e na nossa opinião, podem e devem estar presentes nas práticas a implementar, sejam elas europeias, nacionais ou locais e sem que para isso seja imprescindível, ou mesmo necessário, criar pactos e assinar pactos.
 
Relembramos aqui o que aliás é de todos conhecido, e por muitos reconhecido: o trabalho que neste domínio e há anos, tem vindo a ser desenvolvido pelos eleitos da CDU, como comprova o lugar de referência ocupado por autarquias locais que estão, ou estiveram no passado próximo, sob nossa gestão.

 
Há muito que a CDU, de forma empenhada, inovadora e pró activa, defende, promove e implementa, onde tem responsabilidades, acções e medidas efectivas e concretas, seja no domínio da preservação, qualificação ou sustentabilidade ambiental, seja no domínio da eficiência energética ou no recurso às energias alternativas, que concretizam opções políticas sustentáveis e amigas do ambiente, em muitos aspectos pioneiras e exemplares.
 
Sem necessidade de pactos, palcos ou quaisquer floreados retóricos que na maioria das vezes se esgotam em si mesmos e sem consequências práticas que não sejam o saciamento temporário de ânsias de protagonismos pessoais ou partidários.
 
O que desejamos sinceramente não venha a acontecer com o pacto de autarcas, cuja adesão foi agora aprovada e que desde já se inicie o cumprimento das metas propostas e dos compromissos que por esta via formalmente se assumem.
 
Acompanharemos de forma particularmente atenta todo este processo, a construção e implementação do respectivo Plano de Acção e o respeito pelos prazos definidos.
Para que a população e o território possam efectivamente beneficiar da concretização destas indiscutivelmente nobres declarações de princípio.
 
E que tudo não se venha a resumir em algumas viagenzitas, anuais, a Bruxelas…
 
Odivelas, 19 de Maio de 2010
 
Os Vereadores da CDU
Ilídio Ferreira
Rui Francisco