1916, Sobre uma caricatura do Marxismo e sobre o «Economismo Imperialista»

«Kautsky declarou na controvérsia com os elementos de esquerda que o imperialismo é «apenas um sistema de política externa» (a saber, de anexação), que não se pode chamar imperialismo a um certo estádio económico, grau de desenvolvimento, do capitalismo.»

«Kautsky não tem razão. Naturalmente que não é inteligente discutir sobre as palavras. Não se pode proibir o emprego da «palavra» imperialismo desta ou daquela maneira. Mas é preciso esclarecer os conceitos com precisão se se quiser travar uma discussão. Economicamente o imperialismo (ou «época» do capital financeiro, a questão não está na palavra) é o grau mais elevado do desenvolvimento do capitalismo, precisamente o grau em que a produção se tornou tão grande e imensa que a liberdade de concorrência é substituída pelo monopólio. É nisto que reside a essência económica do imperialismo. O monopólio manifesta-se nos trusts, consórcios, etc., na omnipotência de bancos gigantescos, no açambarcamento das fontes de matérias-primas, etc., na concentração do capital bancário, etc. Toda a questão está no monopólio económico.»

«A superstrutura política da nova economia, do capitalismo monopolista (o imperialismo é o capitalismo monopolista), é a viragem da democracia para a reacção política. A democracia corresponde à livre concorrência. A reacção política corresponde ao monopólio. «O capital financeiro tende para a dominação e não para a liberdade», diz justamente R. Hilferding no seu O Capital Financeiro.»

«Nenhum marxista esquecerá que o capitalismo é progressivo em relação ao feudalismo, e o imperialismo em relação ao capitalismo pré-monopolista. Quer dizer que não temos o direito de apoiar qualquer luta contra o imperialismo. Nós não apoiaremos uma das classes reaccionárias contra o imperialismo, nós não apoiaremos uma insurreição das classes reaccionárias contra o imperialismo e o capitalismo.»

Ler Texto de Lénine em PDF