Intervenção de Ilídio Ferreira em 15/07/2005

Caros camaradas,

Caros amigas e amigos,

A lista da CDU, para a freguesia da Ramada, encabeçada pela sua actual presidente, Maria João Tavares, constitui um colectivo de elevado valor para desenvolver um trabalho muito sério. Os Ramadenses estão habituados a um trabalho de grande nível e vão continuar a tê-lo, disso tenho a certeza.

O mesmo é dizer que o trabalho desenvolvido pela CDU na freguesia da Ramada, durante os seus 16 anos de existência, vai continuar, sempre em crescendo.

A Ramada, de um bairro que era, passou a freguesia e de freguesia passou a vila, a linda vila da Ramada! Tudo foi feito com o trabalho da CDU, tendo sempre o apoio da população, tendo sempre a sua confiança.

O trabalho da CDU continuará a ser reconhecido como o melhor. Nas outras freguesias do concelho, onde todos os dias contacto com a população, divulgando as propostas da CDU para a Câmara, a opinião é unânime: “A Ramada está bonita”. “Bom trabalho tem ali feito a CDU”. De facto, quem melhor trabalha nas autarquias somos nós. Eu digo-vos, é verdade. Nesta freguesia mudou o presidente, ao longo de 16 anos mudou este ou aquele elemento, mas o trabalho da CDU continuou sempre bom, eficaz, de elevado nível. Assim vai continuar.

A Ramada tem belos jardins, tem bons e bem conservados parques infantis, tem as escolas bem arranjadas, tem os arruamentos em bom estado e os passeios bem tratados. Tem esta colectividade com uma magnífica sede onde nos encontramos e sem dívidas para pagar.

Tem a igreja mais espectacular do concelho. Em tudo, a CDU teve sempre um papel determinante.

Agora, quanto ao Concelho:

Nós, a gerir a Câmara Municipal de Odivelas:

– Vamos aplicar bem os dinheiros públicos;

– Vamos pagar a quem a Câmara deve. A Câmara, connosco, não vai continuar a esbanjar dinheiro; vai ser uma pessoa de bem;

– Vamos organizar os serviços do Município para melhor servirmos a população do Concelho;

– Vamos aproveitar bem as potencialidades dos trabalhadores competentes que a Câmara tem;

– Vamos construir um edifício para os serviços camarários, acabando  com a “sementeira” de lojas por tudo quanto é sítio. Cada vez são em maior número as lojas arrendadas sem utilização;

– Vamos-nos opor ao licenciamento de mais urbanizações até que esteja aprovado o novo PDM;

– Vamos construir um jardim municipal digno do concelho;

– Vamos tomar medidas para a recolha de viaturas abandonadas e lavagem das ruas;

– Vamos ter uma adequada política de apoio à infância, à juventude e à 3ª idade;

– Vamos efectuar a limpeza das linhas de água e combater a sua poluição;

– Vamos empenhar-nos na construção de mais uma escola do ensino básico e das piscinas municipais na Ramada, se a situação financeira da Câmara o permitir.

– Vamos reivindicar a participação na gestão dos Serviços Municipalizados, no plano de investimentos, no estabelecimento de taxas e custos da água. Não vamos ser passivos ou submissos.

Os SMAS devem continuar a existir mas para prestarem melhores serviços às populações não só de Loures mas também de Odivelas. Mas é indispensável que lhe sejam pagas as dívidas, tanto da Câmara de Odivelas como da Câmara de Loures.

Em poucas palavras, o dinheiro dos contribuintes que entra na Câmara será bem aplicado para a melhoria da qualidade de vida da população do Concelho de Odivelas.

Nós, a CDU, vamos trabalhar com a população para termos um melhor Concelho. Vamos ter a humildade necessária para aceitar as críticas, as ideias, as sugestões, as reivindicações de quem servimos. A CDU, por princípio, tem esta postura de poder, associada ao lema Trabalho, Honestidade e Competência.

Estas características são nossas. São só nossas. São da CDU. É por isso que somos distinguidos como os que melhor trabalhamos e os que melhor gerimos as autarquias.

É por isso que posso afirmar, sem grande risco, que vamos ganhar a Câmara de Odivelas e, mais uma vez, a Junta de Freguesia da Ramada.

Viva a Freguesia da Ramada

Viva o Concelho de Odivelas

Viva a CDU