Intervenção de Armindo Fernandes em 22/07/2005

Camaradas e Amigos,

Apresento as minhas saudações pessoais a todos os que, de uma forma directa, aqui vieram prestar o seu apoio à candidatura da CDU, à Freguesia de Caneças.

Somos mais!, Muitos mais! Que por razões várias não puderam marcar a sua presença neste acto e, para quem eu mando, um abraço fraterno.

Honra-me representar esta lista de candidatos! Homens, mulheres e jovens! Muitos com provas dadas ao serviço das colectividades e associações, outros ligados à cultura e história desta terra.

Todos, constituímos uma lista jovem e profundamente renovada, ambiciosa por fazer crescer a nossa terra, criar novo património, desenvolver os bairros lutando pela sua legalização, promessa não cumprida, antes adiada  pelo PS.

Vamos lutar, para que a tradição não seja esquecida, antes, seja recordada aos mais novos e, aos que escolheram Caneças, para se fixarem nesta encantadora Vila, do nosso concelho.

Outrora, Caneças foi conhecida pela Aldeia da Roupa Branca! Terra de Lavadeiras, Aguadeiros e Viveiristas, eram estas as actividades que suportavam a vida difícil desta gente.

Hoje, a realidade é diferente, as necessidades são outras, e a preocupação dos autarcas, tem que estar virada para o progresso, sem esquecer o passado histórico desta gente saloia, agarrada à sua história e ao seu património.

Comigo, à frente da CDU, em Caneças, é a garantia, para continuarmos a dar passos certos, em relação ao futuro!

Não nos deixaremos intimidar por qualquer projecto novo, sem raízes à terra, sem estrutura que permita garantir a defesa dos nossos princípios, e o progresso da nossa terra, apenas alicerçado na promoção pessoal dos seus mentores.
Não permitiremos que nos dividam, para que outros alcancem o lugar que não merecem e, não lhes pertence. Esse lugar é nosso por direito próprio!
É a CDU que tem gerido Caneças  nos últimos anos! É a CDU que nós queremos que continue a obra que está em curso!
É a CDU a força política conhecedora dos processos e dos projectos em desenvolvimento, quem nos dá a garantia de melhor defender os interesses da nossa população.

A nossa juventude e, a nossa energia, serão o garante de que tudo faremos para honrar Caneças e as suas gentes!

A CDU não mente! Nem faz promessas que não possa cumprir!

Daremos, isso sim! Garantias de trabalho, com honestidade e competência e, muita dedicação à causa colectiva de Caneças.

O nosso programa, a apresentar oportunamente, traçará as linhas condutoras da nossa acção futura. Não deixará de contemplar as principais reivindicações, que vimos defendendo, como sejam:

As acessibilidades – não podemos permitir a aprovação de mais urbanizações, sem que se criem novas acessibilidades.

As projectadas variantes a sul e a norte de Caneças, para desviar o trânsito, que não se destina ao centro da Vila, têm que ser uma realidade.

Os esgotos, que correm a “céu aberto”, e poluem as nossas ribeiras, terão que ter uma solução urgente. Não vamos permitir por muito mais tempo, antes, vamos exigir energicamente, que esta situação degradante seja resolvida, não só, para bem de Caneças, mas para um melhor ambiente e qualidade de vida, no concelho de Odivelas.

Os Bairros de Génese Ilegal, continuarão a ser uma das nossas prioridades. Não descansaremos enquanto houver Bairros na Freguesia, sem alvará, ou sem as condições mínimas de habitabilidade.

Os proprietários destes loteamentos, estão cansados de sacrifícios e de gente que se tem aproveitado da sua situação, em tempo de eleições, fazendo promessas que depois não cumprem.

Nós diremos, mais uma vez, basta de tanta burocracia! Vamos ajudar esta gente a ultrapassar a barreira da injustiça social!

A Juventude merecerá a nossa especial atenção! Os seus problemas não serão esquecidos pela CDU. A nossa lista composta por uma forte componente jovem, saberá defender e propor medidas que venham ao encontro dos seus legítimos interesses.

Um polidesportivo, a construir na zona dos Campos, entre outras medidas, será uma das nossas apostas, para proporcionar uma maior ocupação dos jovens de Caneças.

A sede da Autarquia, tem sido um projecto difícil, mas nós não desistiremos deste objectivo, como não desistimos no passado recente, de lutar por um Posto da GNR e um Pavilhão Gimnodesportivo.

Foram lutas difíceis, mas vitórias honrosas.

A sede para a Junta, terá que ser feita durante o próximo mandato. É uma promessa da qual não abdicamos. A população e os seus eleitos, precisão deste equipamento, porque Caneças merece ter umas instalações, com condições de trabalho e que prestigiem esta terra.

As Fontes precisa de um maior cuidado! Não basta considerá-las Património de Interesse Municipal! É necessário mais! E nós estaremos atentos a esta situação.

A actual gestão municipal, da responsabilidade do PS, tem vindo a prometer investir no Parque Central de Caneças, com Fundos Comunitários! Mas, isso já o disseram há quatro anos!

Queremos que a Praça Manuel de Arriaga e, Largo Vieira Caldas, sejam intervencionados, mas não de qualquer maneira! Defenderemos que sejam preservados os traços históricos no núcleo central de Caneças.

Nada será ali feito, sem passar por uma discussão pública, onde todos tenham oportunidade de expor os seus pontos de vista, para que esta intervenção obtenha um consenso alargado.

E finalmente, uma palavra sobre a prometida carreira urbana na freguesia!

A CDU tem vindo a exigir ao Município a resolução urgente deste problema que afecta muita gente, especialmente as crianças das escolas.

Não encontramos razão que justifique este atraso. É uma responsabilidade da Câmara, assumida perante a RL e a Junta de Freguesia, construir o Terminal, junto á Escola Secundária.
Mas, de adiamento em adiamento, vai dizendo que não tem dinheiro, que não pode, que já abriu o concurso e, o tempo vai passando sem que a RL inicie esta carreira.

Connosco, na Junta e na Câmara, os interesses da população, estarão sempre em primeiro lugar. Não haverá qualquer plano estratégico que se sobreponha a esta realidade.

Se há dinheiro para Futebol de luxo, Volta a Portugal em Bicicleta, faustosas Festas na Cidade de Odivelas, também tem que haver, em primeiro lugar, para as necessidades mais urgentes da população do concelho.

Por tudo isto, afirmamos!

A CDU vencerá, e a nossa obra continuará, em Caneças!

Porque “Caneças Tem Tradição”.

Viva a CDU!

Viva a população de Caneças!