Questões sobre saúde

Os vereadores da CDU tiveram conhecimento informal, pelo Presidente da Junta,  da vinda do Secretário de Estado à Ramada para visita às futuras instalações da USF e a um  terreno destinado à construção de um novo equipamento. 

Deveria ter sido dada informação desta visita a todo o executivo e não virmos a saber por terceiros. Uma atitude verdadeiramente  desrespeitadora destes e que repudiamos.

Dúvidas que gostaríamos ver esclarecidas

 

1. Quanto à USF que irá funcionar, temporariamente (?) nas antigas instalações da Segurança Social:
 
– Para quando a entrada em funcionamento da USF da Ramada, que já consta da lista dos equipamentos de saúde do Ministério, desde Agosto passado, como se já estivesse ao serviço da população, mas ao que sabemos ainda não reúne as condições mínimas. Que obras vão ser feitas, suportadas por quem e para quando?
 
– Quantos novos utentes da Ramada serão abrangidos por esta USF?   Ouvimos falar em menos de 4.000, uma gota de água no universo total de residentes nesta freguesia.
 
– Qual o critério a seguir quanto aos  doentes dos médicos de família que transitarão para a Ramada? Vêm com eles? Todos? Os que assim desejarem? Os que habitam na Ramada?
 
– Que recursos humanos e técnicos serão atribuídos a esta unidade? Se a grande maioria dos médicos, enfermeiros e administrativos estão a exercer em outras unidades do Concelho (Odivelas, Famões etc.), onde as dificuldades são já muitas, como pensam resolver esta situação? Para tapar ligeiramente num lado, destapam em outros e a situação continua a piorar…
 
– Odivelas é dos piores Concelhos da Região de Lisboa, em matéria de acesso aos cuidados de saúde primários, mas entretanto, abrem vagas em Concelhos que estão em situação melhor, (Oeiras, Loures, Lisboa Centro etc.) e para Odivelas nem uma única vaga para novos médicos.
 
– Estão muitos enfermeiros no desemprego (fala-se em mais de 3.000) mas para Odivelas o número continua a descer e os que saem não são substituídos…
 

 

2. Quanto ao Novo Equipamento
 
– Foi com surpresa que tivemos conhecimento que há intenção de construir um novo equipamento de saúde nos terrenos que há muito tinha sido anunciado para a construção da piscina municipal. Foi divulgado e prometido à população. Deixa de se prever qualquer construção de uma piscina na freguesia?
 
– Há muito tempo que já existe um terreno destinado a um centro de saúde, na freguesia. Foi disponibilizado há cerca de 15 anos e mereceu, posteriormente, a aceitação técnica da ARSLVT.
 
Segundo informações recebidas do exterior a esta Câmara, o Secretário de Estado não conhecia a existência desse terreno. É assim? Que destino pretendem dar agora ao terreno da Rua Marconi? Temos o direito de conhecer e nos pronunciar sobre isso.
 
É inaceitável que tudo isto tenha sido feito à revelia deste executivo pois nunca fomos chamados a discutir este assunto.
 
– Quando e por quem, foi feita, a avaliação técnica deste novo terreno?  
– Que tipo de equipamento de saúde vai ali ser construído? Há projecto? Quem o elaborou? Desde quando? Porque razão nunca foi dada qualquer informação neste executivo sobre todo este processo?
 
– Não podemos esquecer que se for a ARSLVT a total responsável pela obra, tem de haver a formalização da cedência do terreno.
 
 
Odivelas, 13 de Outubro de 2010
Os Vereadores da CDU

Ilídio Ferreira
Rui Francisco

 
21.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas