Presidente da Câmara Municipal de Odivelas afirma prrivatizar a água no concelho
A água é indispensável à existência da vida humana. Como é possível que haja mentes que queiram fazer dela um meio de poder, uma arma contra o direito das gentes, um negócio, um meio de lucro.
Há teses a defenderem a entrega da gestão da água a privados, quase senhores incontroláveis que só têm como objectivo o lucro, altos lucros, a serem pagos igualmente pelos ricos e pelos muito pobres.
Porque o fazem: – Por incompetência e incapacidade para a gerir e defender os mais elementares interesses de quem os elegeu, ou ao contrário, estão feitos com os grandes interesses do capital e oferecem-lhe de bandeja o que de melhor a natureza nos deu.
A água é um bem que a natureza nos dá e, por isso só ao Estado compete geri-lo. As autarquias, as Câmaras, têm errado muito mas este, se o fizerem, não é um erro, é um crime que lesa a humanidade. Ceder o direito de gerir a água a privados, colocando o ser humano dependente de organizações sem rosto, por mais publicitados que sejam, são normalmente sempre entidades incontroláveis que visam somente o lucro, explorando as necessidades que cada um de nós tem, de beber, de se lavar, de cozinhar, para poder viver.
É um bem maior, ao nível da saúde e da própria condição para a existência do homem.
Ainda hoje vemos nos jornais que no nosso país se mata por meio dia de água que a natureza deu e que muitas vezes por lapso o consorte a utilizou indevidamente para rega da sua terra. O valor da água é um valor natural como é o ar que respiramos.
Por tudo isto a CDU sempre esteve e estará na posição de defender intransigentemente como um bem público que só as instituições do Estado, as pode gerir. No nosso concelho, a Câmara tem a obrigação de o fazer.
A CDU sempre defendeu que os SMAS fossem geridos pelas Câmaras de Loures e de Odivelas. Agora aparecem os Presidentes destas Câmaras, ambos do PS, a manifestarem-se publicamente como inimigos um do outro. Será que este conflito entre os dois elementos do PS tem como finalidade e privatização da água?
Não será também por isso que há muitas roturas de água e esgotos no concelho e a Câmara de Odivelas está muito caladinha, não reage? É que, quanto pior melhor. Assim, os Odivelenses melhores são levados a aceitar qualquer coisa que lhe seja oferecido em alternativa. Nós conhecemos bem a táctica. Já ocorreram situações iguais em outros concelhos.
A Senhora Presidente da Câmara, Susana Amador, pode ter a certeza de que a CDU estará sempre ao lado dos munícipes de Odivelas se entregar a privados a gestão da água e a prazo os esgotos, terá de enfrentar uma luta sem tréguas da CDU, ao lado das populações.
Os nossos compromissos honram-se! O que prometemos na Campanha eleitoral são para cumprir.
A Água é um bem natural de todos e para todos.
A CDU opõe-se frontalmente à sua privatização.
A denúncia de toda esta cena de Carlos Teixeira/Susana Amador, será feita de modo a que todos os Odivelenses percebam bem o que realmente está em jogo: É a privatização da Água que a Sr.ª Presidente da Câmara afirma ser uma solução possível.
Odivelas, 29 de Novembro de 2006
Os vereadores da CDU