Proposta de novo Logotipo – 27/09/2006

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 31 – Proposta de novo Logotipo

Quando pensamos num logotipo temos de medir as suas aplicações e implicações. O logotipo de uma instituição é a sua “cara”, que será depois utilizado nos documentos oficiais, nos outdoors e nos diversos materiais, pelo que será reproduzido de forma reduzida e ampliada vezes sem conta. Terá de ser também versátil para se adaptar às múltiplas utilizações.

No nosso caso, deverá ter um valor simbólico do município, reconhecido instantaneamente pelos seus habitantes e não através de uma associação forçada, que só se entenderá quando colocada uma legenda ou depois de um exercício de associação de ideias que até podem ser controversas.

A mudança de logotipo deve ser resultado de uma necessidade muito sentida, pois a mudança nem sempre significa melhoria como, a nosso ver, acontece neste caso.

Mas, analisemos os argumentos que suportam a proposta.

Fala-se que o concelho precisa de uma imagem dinâmica, pois onde está essa imagem no logotipo? As letras movem-se? O coração bate? A gota de água cai?

A imagem que hoje nos apresentam não é mais que um puro cliché que nada oferece de inovador. Neste logotipo podemos distinguir dois símbolos pouco sugestivos. O seu grafismo é infeliz.

Analisando mais detalhadamente podemos associar o “coração verde” aos espaço verdes, mas também poderíamos utilizar esta imagem numa qualquer campanha de saúde pública, pois os espaços verdes fazem bem ao coração, previnem doenças cardiovasculares. Mas o coração que “transmite a pertença à terra”, já deixa algumas dúvidas, sobretudo por ser um símbolo já utilizado em várias campanhas eleitorais, campanha de recolha de fundos para o Benfica, publicidade diversa e até em alguns programas de televisão cheios de corações e flores. Quanto ao referido “pormenor arquitectónico”, reconheçamos que a associação com os Paços do Concelho também não é imediata, antes oferece a oportunidade para uma charada ou jogos de adivinhas..

Quanto à “gota de água”, faz parte do historial do nosso concelho e não só, esta gota já utilizada pelos Serviços Municipalizados, é também actualmente utilizada na campanha de luta contra os incêndios, boletim meteorológico, então sobre a Madeira e os Açores estão lá quase sempre! Aliás até pode significar lágrima em consequência de uma grande tristeza!

Quanto ao valor das cores “fundo branco” e “letras pretas” podemos dizer que o branco é representativo de paz, de tranquilidade, de rendição, etc. Quanto às letras a preto são simplesmente letras a preto vulgares, que dificilmente representam o rigor. Normalmente o preto representa a fome e a morte, situações estas muito tristes.

Afirmarem na proposta que a nova imagem tem uma mensagem de desenvolvimento do território a médio/longo prazo, que transmite inequivocamente a ideia de qualidade de vida, equilíbrio social, capacidade de inovação, sustentabilidade ambiental e competitividade económica é para nós puro surrealismo.

Para a CDU o logotipo em vigor ainda é eficaz, identifica bem o concelho e não oferece confusão com outras identidades, para além da sua manutenção garantir poupança de elevados custos na implementação de um novo logotipo que nada acrescenta.

Por tudo o que referimos votamos contra esta proposta de novo logotipo.

Odivelas, 27 de Setembro de 2006

Os vereadores da CDU