Foi colocado hoje à apreciação do executivo municipal uma proposta de celebração de contrato com a Cruz Vermelha Portuguesa. Este contrato semelhante a muitos outros de igual cariz no passado apreciados e votados, constitui-se diferente não pelo seu conteúdo mas por toda a história que o antecede.
Desde a construção das instalações destinadas a apoio aos idosos no Bairro de Santo Eloy, que vários atropelos processuais e de concepção enviesaram todo um processo que a nosso ver, foi mal conduzido.
Todos sabemos quais eram as pretensões da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Bairro de Santo Eloy. Todos conhecemos as posições das diferentes forças políticas sobre este assunto. Carece neste momento de esclarecimento a situação actual desta associação quanto ao local onde se encontram instalados e à possibilidade de manterem as actividades até aqui desenvolvidas.
Contudo, é para nós imprescindível que as instalações construídas para apoio social e equipadas em consonância, sirvam a população e os idosos do bairro. É essencial, que os serviços de Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Lavandaria Comunitária, Nutrição e Alimentação, Apoio Clínico, Cuidados Pessoais e de Saúde, bem como Actividades de Animação Sociocultural, possam ser integralmente desenvolvidas.
Sendo a Cruz Vermelha Portuguesa a entidade encontrada por esta Câmara Municipal para o desenvolvimento destas actividades, os vereadores da CDU nada têm a opor.
Com a adequação das instalações e este protocolo ficam então criadas todas as condições para que a Cruz Vermelha possa realizar acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP e para que todos os serviços atrás mencionados possam finalmente, ser desenvolvidos. A partir deste momento não haverá qualquer justificação para que isto não aconteça.
Acompanharemos de perto o desenvolvimento dos serviços prestados pelo Centro de Dia de Santo Eloy e fazemos votos para que a partir de agora não hajam mais percalços.
Por tudo o que atrás foi referido a nossa Abstenção.
Odivelas, 2 de Junho de 2010
Os Vereadores da CDU
Ilídio Ferreira
Rui Francisco