PROPOSTA DE APOIO FINANCEIRO – PAADO – MEDIDA 1 – 20/05/2008

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 29

PROPOSTA DE APOIO FINANCEIRO – PAADO – MEDIDA 1

Votamos favoravelmente a proposta de apoio financeiro a dezasseis clubes do Concelho no âmbito do PAADO – medida 1, bem como a proposta de minuta que os suporta juridicamente, por considerarmos que na ausência de um Programa de Apoios melhor e mais eficaz, os clubes não podem nem devem ficar sem qualquer apoio do município.

Tal como já anteriormente referimos, não consideramos esta a maneira mais correcta de atribuir apoios financeiros. Sempre entendemos que estes devem ser dirigidos a actividades concretas não tendo como único critério o número de praticantes, até porque depois faltam critérios diferenciadores dos tipos de praticantes.

Da mesma forma os apoios financeiros devem constituir uma comparticipação do Município sobre determinadas despesas efectuadas e comprovadas pelo clube.

Como também referimos aquando da discussão e aprovação do PAADO, este tipo de subsídios atribuídos a fundo perdido revelam falta de estratégia para o desenvolvimento desportivo no concelho. Ao apoiar os clubes com critérios estanques e meramente quantitativos a Câmara não evolui no sentido de promover a actividade desportiva dirigida a determinados segmentos da população de acordo com aquilo que seriam as suas prioridades estratégicas, nem incentiva as actividades desportivas de particular interesse no processo de desenvolvimento desportivo no nosso concelho.

Para ilustrar aquilo que atrás referimos, basta ler as propostas em questão. Aperceber-nos-emos então que a Câmara apoia atletas seniores na Pesca Desportiva da mesma forma que apoia atletas infantis ou iniciados no judo, no Karaté ou na Ginástica. Se formos para as modalidades colectivas, verificamos que a Câmara PS/PSD considera justo atribuir a uma equipa sénior de futebol o mesmo apoio que atribui a uma equipa infantil de andebol. Tratando todos de igual forma a Câmara cai com facilidade em injustiças na atribuição dos seus apoios.

Outro dado, este merecedor da nossa estupefacção é o baixo número de candidaturas.

Apenas 16 num universo de mais de 40 associações com prática desportiva no concelho de Odivelas.

Os exagerados requisitos aliados à falta de laços de trabalho e comunicação fortes entre a Câmara e os clubes do Concelho podem estar na base de tão pouca taxa de candidaturas. A proximidade entre os serviços da Autarquia e os Dirigentes Associativos, o permanente diálogo e uma postura assertiva conduziriam certamente a outros dados.

Com menos de 20 mil euros podem agora a Sr.ª Presidente e o PS dizer que apoiaram os clubes do concelho. Deverão dizer também que o fizeram na total ausência de critérios claros que valorizassem com justiça os que mais investem nas suas actividades regulares ao longo do ano.

Deverão dizer e reconhecer também que o fizeram numa lógica de desfasamento quanto às reais necessidades do movimento associativo desportivo do concelho, não considerando no PAADO nenhuma proposta pertinente apresentada pelos clubes.

Restará aos munícipes perceber se trata de miopia estratégica ou clara opção politica.

Por nós consideramos que é um misto de ambos.

Odivelas, 20 de Maio de 2008

Os Vereadores da CDU