Fixação do número de vereadores a tempo inteiro

1.ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Odivelas

Declaração de voto

Fixação do número de vereadores a tempo inteiro

Nas eleições do passado dia 11 de Outubro, a população de Odivelas determinou, por sufrágio, dar a maioria relativa ao Partido Socialista.

Desta forma atribuiu à Dra. Susana Amador, na qualidade de Presidente da Câmara, a faculdade de decidir sobre a delegação de competências nos restantes vereadores que constituem o executivo municipal.

Entendeu a Sra. Presidente propor, para deliberação neste órgão, a fixação em 7 do número de vereadores em regime de tempo inteiro.

A CDU demonstrou, desde o inicio, disponibilidade para aceitar competências e responsabilidades, ao serviço do Concelho e em respeito pelo mandato que nos foi conferido pela população, assumindo o princípio da independência política, sem esconder diferenças, mas sem prejuízo de uma intervenção pautada pela lealdade e transparência de relacionamento, tendo na sua génese o conhecimento e discussão prévia dos principais documentos no âmbito da gestão.

Esse não foi contudo o entendimento da Presidente. Ao preferir fazer um acordo de gestão com o PSD, uma vez mais e tal como no passado recente, não só desconsiderou a experiência, capacidade, competência e seriedade comprovadas dos vereadores eleitos pela CDU, como não teve em linha de conta a vontade expressa através dos votos.

Em nosso entender, com esta decisão, é esta câmara e este concelho que, uma vez mais, ficam prejudicados.

Mas naturalmente esta é uma decisão da sua responsabilidade e que lhe cabe assumir integralmente.

Neste sentido e em coerência com a sua postura e entendimento político, os vereadores da CDU abstêm-se nesta proposta, deixando a total responsabilidade das suas consequências, para o Partido Socialista.

Pela nossa parte, assumimos o compromisso de, em respeito pela população que nos elegeu, cumprirmos o nosso mandato neste executivo, de acordo com o Estatuto de Oposição que legalmente nos é conferido, através de uma intervenção responsável, sempre na defesa do que consideramos melhor para a população e o desenvolvimento sustentado deste Concelho.

Odivelas, 6 de Novembro de 2009

Os Vereadores da CDU

Ilídio Ferreira
Rui Francisco