Informação sobre a Actividade do Município – Caneças – 28/06/2007

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Informação sobre a Actividade do Município

Sr. Presidente, permita-me que formule algumas questões relacionadas com este ponto, à Sr.ª Presidente da Câmara, e começo pelo seguinte:

1 – O Terminal da Rodoviária, junto à Escola Secundária de Caneças, continua por concluir, pergunto: O que falta naquele espaço para que se possa dar início à deslocação do actual terminal e a criação da Carreira Urbana?

– Esta é uma situação que causa a maior estranheza à população!

– Ninguém sabe, nem compreende o porquê de tamanho atraso…

– Para uma obra desta grandeza, demoramos três ou quatro anos, então que dizer a outras de maior envergadura.

– O certo é que a Senhora Presidente afirmou nesta Assembleia, no passado mês de Abril, respondendo a esta mesma questão, que até ao final do mês de Maio estaria tudo pronto e a funcionar. Será que eu percebi mal?

– Esta é naturalmente uma vergonha para as obras da Câmara. Mais parece que se trata de uma má vontade para com a população de Caneças, nomeadamente, os alunos das Escolas da Freguesia.

– Gostaria de saber com rigor quando é que está previsto a sua entrada em funcionamento.

2 – Obras de beneficiação da secretaria do Cemitério de Caneças:

– Programadas à mais de um ano, continua a Câmara a dizer que as mesmas vão avançar, mas de dia para dia, tudo continua na mesma, até que um dia o tecto velho venha abaixo, e cause um acidente.

– Pergunto se está prevista a data do início da obra.

3 – Iluminação Pública:

– Não têm conta as vezes que tenho falado nesta Assembleia, sobre este assunto.

– A Freguesia de Caneças precisa de uma revisão geral à iluminação pública. Parece uma manta de retalhos, isto é, por todo o lado se vêem iluminarias novas misturadas com velhas, com intensidades de luz bem diferente. Locais mal iluminados e outros sem qualquer iluminação, muito embora a tenha solicitado por várias vezes.

4- Situação da casa incendiada na Quinta de São Pedro, em Caneças:

– Foi há cerca de 10 anos que se verificou um incêndio numa casa, em Caneças, que deixou uma família na rua e as restantes sem telhado.

– Este assunto, foi desde o início, acompanhado pela Protecção Civil do município, mas pouco ou nada adiantou.

– O processo anda pela Câmara, a senhoria foi informada para proceder às obras, visto que o incêndio foi de sua responsabilidade, mas o resultado foi nulo, até que a senhora faleceu.

– Os inquilinos continuam à espera que seja feita justiça, e pediram obras coercivas.

– A Câmara, há um ano, informou os moradores que iria proceder a obras, com carácter urgente.

– A questão mantém-se, e eu pergunto, para quando as obras prometidas?

Ou será que aquelas famílias ainda vão ter que pedir mais oleados para cobrir o telhado no próximo Inverno?

5 – Limpeza das Linhas de água e Zonas Verdes:

– Sabemos que o Departamento do Ambiente tem feito empreitadas de limpeza de algumas linhas de água no concelho.

– Pergunto, que intervenções estão previstas para Caneças, e quando?

– As Zonas Verdes, estão no Protocolo de Delegação de Competências, mas existem áreas novas que estão fora do Protocolo.

– Na revisão operada para este ano, ficou uma verba cativa para a actualização destas áreas.

– Já nos foi apresentada uma proposta, mas ainda nada foi decidido, será que ainda vamos esperar muito mais tempo até que esta situação seja corrigida?

6 – Estudo de Requalificação do Espaço Público de Caneças:

– A população de Caneças continua a aguardar pacientemente a chegada deste Estudo.

– Espero eu que o resultado seja positivo, mas desde já, chamo a atenção para a forma de apresentação e o cuidado técnico que os técnicos deverão ter quando auscultarem a população.

– Esta é uma questão muito importante para ser abordada muito superficialmente. Em Caneças sabemos o que queremos.

Odivelas, 28 de Junho de 2007.

Armindo Fernandes,  Presidente da Junta de Freguesia de Caneças