Transportes Coletivos na Ramada em Caneças

O assunto dos transportes públicos, na freguesia de Caneças e no concelho constitui uma das nossas preocupações diárias.

Muitos têm sido os pedidos de intervenção dos residentes na nossa freguesia, para que a sua autarquia interceda junto das entidades responsáveis, a fim de que seja ajustada a sua rede de transportes.

Ora porque a própria RL lhes alterou o seu transporte habitual, normalmente reduzindo-o ou extinguindo-o, ou ainda porque tarda em ajustar os transportes existentes às necessidades crescentes da população, ou ainda, porque lhes alterou o acesso.

Foi assim que aconteceu com redução de carreiras entre Caneças / Vale Nogueira / Vale Nogueira / Caneças, em horários da manhã e da noite, colocando alguns dos seus utilizadores, em dificuldade, visto que só tinham duas alternativas, ou se deslocavam em viatura própria ou a pé, situação bem difícil, nomeadamente, no inverno.

Também, na carreira Casal / Novo / Colégio Militar que passou a ir só até à Pontinha, obrigando à transferência de transporte.

A supressão de carreiras ao fim de semana, nomeadamente nas carreiras Casal Novo / Senhor Roubado e Casal Novo / Pontinha, causando grandes dificuldades, nomeadamente, a quem trabalha nesses períodos.

Conhecemos outras situações de supressão de carreiras, que partindo de Caneças para fora do concelho, deixaram de servir muitas populações.

São conhecidos casos em que as pessoas aceitaram determinada situação profissional porque tinha meios de transporte público que agora lhes são retirados.

Voltando às dificuldades de transporte no interior da freguesia de Caneças:

Continuamos à espera que a RL resolva a situação, há muito prometida, para os bairros a poente da freguesia, nomeadamente, a ligação ao Arco Maria Teresa e ao Olival Santíssimo.

Também a nascente, nomeadamente os bairros dos CTT e Arroteias, cuja distância que os separa do centro da vila onde se situam os meios e serviços, têm reclamado, mas não são ouvidos.

Somos uma freguesia em crescimento, onde a ligação entre os bairros e o centro da vila, em alguns casos, é muito difícil, urge reforçar, ampliar ou corrigir o traçado da carreira urbana.

Está prometida, desde a sua inauguração, mais agora que as deslocações de e para o Hospital Beatriz Ângelo, constituem um pesadelo para as populações fora do centro da vila, nomeadamente das áreas do Casal Novo e Flor do Minho.

Uma outra preocupação que nos vem chegando com muita frequência é o facto de já se falar na alteração dos passes sociais em resultado da junção das empresas Carris / Metro, as dificuldades dos alunos das escolas, nomeadamente, fora da freguesia e até ao concelho.

Em tempo de dificuldades e de crise crescente, não podemos aceitar mais aumentos, menos qualidade e maiores dificuldades no acesso aos transportes e transportes em condições.

Não podemos deixar de exigir uma intervenção junto dos operadores, com vista a minimizar os efeitos, exigindo o cumprimento de anteriores situações menos gravosas.

É urgente e necessário que sejam tomadas medidas eficazes, com vista à resolução dos problemas, hoje em debate.

Odivelas, 8 de Novembro de 2012

Os Eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas