O QUE VALEM, PARA O PS, OS INTERESSES DA POPULAÇÃO?

Em recente comunicado, vem a estrutura local do PS informar que 15 dos seus “eleitos” na Assembleia de Freguesia de Odivelas renunciaram aos seus mandatos. E fá-lo com certo ar de triunfalismo, como se tal deserção constituísse uma grande vitória para o partido comunicante.

Ora bem. Para começar, será bom que se saiba que tendo o PS apenas sete eleitos na Assembleia de Freguesia, nunca poderão renunciar quinze, a não ser que a aritmética também se tenha “modernizado” a tal ponto que já não seja aquela que aprendemos. Portanto, o que o PS quereria dizer, supomos, é que 15 dos 35 elementos da lista que apresentou às eleições, ou renunciaram ao mandato (os que estavam de facto eleitos) ou não aceitam substituir os renunciantes. Faltou-lhes informar, contudo, o que se passa com os restantes 20 elementos que compuseram a sua lista.

Depois, a questão mais grave, que o PS local (com o PSD à boleia) parece não ter ainda percebido. É que as violentas lutas internas entre os seus dirigentes têm expressão pública e reflexos extremamente negativos para a população, pois as consequências deliberadamente promovidas são a instabilidade da Junta de Freguesia e uma ainda maior paralisação da sua actividade.

A verdade é que no último ano a população da freguesia de Odivelas tem sofrido as consequências da guerra pelo poder dentro do PS local.

Assiste-se à degradação galopante dos jardins, à falta de manutenção das escolas, à ausência de limpeza na freguesia, à existência de buracos nos passeios por tudo quanto é sítio e ao aumento permanente de lixos nas ribeiras, tudo porque o PS e o PSD, em coligação, super valorizaram a luta pelos lugares e abandonaram por completo os seus deveres de defender e melhorar as condições de vida na cidade de Odivelas.

A CDU elegeu nas últimas eleições, para a freguesia de Odivelas, 6 elementos. O PS tem 7 e o PSD também 7. O PS, porque foi o partido mais votado, assumiu a presidência da Junta de Freguesia. E constituiu o executivo em coligação com o PSD. Coligação que, aliás, se concretizou em todo o concelho.

Este “negócio” tem-se revelado um enorme fiasco para a população, pautando-se por um manifesto desprezo pelas suas condições de vida, onde nada de novo se faz e, mais grave, o que estava feito se vai deixando degradar.

O PS local é ainda co-responsável pela política do seu governo, que condena a população de Odivelas a miseráveis condições de saúde, de segurança e de transportes.

É neste quadro de desorientação, de falta de obra e incumprimento de compromissos eleitorais que o PS se encontra.

E a desorientação é tanta que o seu grande esforço actual é canalizado não para honrar os compromissos assumidos para com a população, mas para fazer cair a Junta de Freguesia (democraticamente, é claro!), só porque a sua Presidente resolveu sair do PS.

Seria bom, mesmo assim, que o PS esclarecesse a população sobre o que realmente pretende:

– Provocar eleições, intercalares ou antecipadas, obrigando a população a pagar a factura das suas guerrilhas internas?

E ao PSD, cujos membros do executivo também renunciaram e vão regressar à Assembleia de Freguesia, em fidelidade à coligação, também se deve exigir que se defina:

– Acompanha o PS nesta estratégia de sacudir a água do capote e de provocar uma maior crise política?

A CDU, na oposição à política do PS, não pode deixar de manifestar a sua grande preocupação e repúdio pela acção do PS no país, no concelho e na freguesia de Odivelas.

A CDU apela à população para que faça um balanço retrospectivo ao estado da freguesia de Odivelas, e responsabilize conscientemente quem tem de ser responsabilizado.

Sejam quais forem as intenções do PS e os seus acordos com o PSD, a CDU reafirma a sua tranquilidade que advém da sua dedicada intervenção, do seu conhecimento da freguesia e do facto indesmentível de que o que ainda existe de relevante em Odivelas tem como marca de origem a gestão CDU de mandatos anteriores.

A população pode contar com a CDU, com o seu bom senso, com o seu trabalho, com a sua honestidade e competência.

A CDU não voltará as costas aos problemas, não abandonará os interesses da freguesia e da sua população.

A CDU actuará de acordo com os seus princípios e colocará acima de tudo os reais interesses da população.

A CDU saberá, como sempre,
honrar os seus compromissos e merecer a confiança das populações.

Odivelas, Junho 2007
CDU – Freguesia de Odivelas