AM Odivelas – Moção sobre a CRIL

3ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas

29.03.2007

MOÇÃO

A população da Pontinha, sempre tem defendido que a Av. 25 de Abril tivesse continuação até Alfornelos ligando estas duas freguesias, melhorando a sua mobilidade, e garantindo o continuum urbano.

As juntas da Pontinha e Alfornelos durante 30 anos contestaram a barreira arquitectónica que se opõe à continuação da Av. 25 de Abril, apelidando-a de “MURO DA VERGONHA”.

O Ministério das Obras Públicas e o Instituto de Estradas de Portugal, em reunião que fizeram com as organizações atrás referidas, aceitaram as pretensões das populações da Pontinha e Alfornelos e tudo fazia prever que a continuidade da Av. 25 de Abril seria uma realidade e os troços da CRIL, próximo das habitações, seriam construídos em túnel.

Mas, afinal o Governo e o Instituto das Estradas de Portugal, pretendem inviabilizar definitivamente a continuação da Av. 25 de Abril, realizando a construção da CRIL a céu aberto junto das habitações, para grande prejuízo da qualidade de vida das populações, em particular para a população da Pontinha.

Assim e face ao exposto a Assembleia Municipal de Odivelas, reunida em 29 de Março de 2007, manifesta a sua oposição ao traçado da CRIL tendo em conta os prejuízos para a mobilidade e para a qualidade de vida que o mesmo provoca à população da Pontinha, quer pelo facto de o mesmo não se desenvolver em túnel, quer pelo facto de impossibilitar a continuação da Av. 25 de Abril até à freguesia de Alfornelos.

Odivelas, 29 de Março de 2007

Os Deputados Municipais da CDU