Sim queremos as nossas freguesias de volta!

SIM, QUEREMOS A NOSSA FREGUESIA DE VOLTA!

Como propôs a CDU, a Assembleia de Freguesia já deveria ter aprovado a reposição das freguesias de Sacavém e do Prior Velho, como aliás prevê a Lei 39/2021 de 24 de Junho, concretizando a sua devolução às populações.

A extinção de freguesias e a sua agregação mereceu generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos. Juntamente com as populações, a CDU desenvolveu acções de rejeição e daí por diante, em Sacavém e Prior Velho, assumiu o compromisso de prosseguir a intervenção para que se voltassem a ter as duas freguesias de volta. Foi por isso que apresentou ao longo dos últimos dois mandatos, e já no início do actual, moções na Assembleia de Freguesia de Sacavém e Prior Velho que visavam esse objectivo.

Tal como a actual lei 39/2021 prevê e determina no seu artigo 25º, a Assembleia de Freguesia já podia ter deliberado a reposição das duas freguesias e ter remetido essa proposta para a Assembleia Municipal afim de aí deliberada ser por fim enviada para a Assembleia da República. No entanto, o PS decidiu usar o procedimento do Referendo para protelar ou procurar impedir a restituição das duas freguesias, defraudando e comprometendo a vontade das populações.

No próximo dia 29 de Janeiro realizar-se-á o Referendo. É mais um momento da luta que começou antes dele e que prosseguirá para além dele, na persecução do objectivo de serem devolvidas as freguesias às populações de Sacavém e Prior Velho, afirmando o Poder Local Democrático, a história e identidades próprias de cada freguesia e, consequentemente, com os ganhos para a proximidade dos eleitos às populações e para a melhoria da resposta aos problemas locais.
Como até aqui, a população pode continuar a contar com a CDU para prosseguir a luta pela reposição das freguesias de Sacavém e Prior Velho.

SIM, QUEREMOS A NOSSA FREGUESIA DE VOLTA!