Protocolo de Delegação de Competências da Câmara de Odivelas nas Juntas de Freguesia – 11/12/2006

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 2

Da análise da proposta de revisão do PDCJF resulta o seguinte quadro de variação, sempre para menos, das verbas a atribuir às Juntas de Freguesia do concelho:

Zonas Verdes – 27,98 %
Limpeza – 13,68 %

Freguesias:
Jardineiros
 Cantoneiros
Caneças  – 29,97%  – 5,86%
Famões – 32,47%  – 13,45%
Odivelas – 30,00% – 10,69%
Olival Basto – 28,15% – 11,83%
Pontinha – 34,26% – 8,34%
Póvoa Sto.Adrião – 31,31% – 1,59%
Ramada – 28,61% – 13,86%

Afirma-se que “o actual PDCJF foi revisto e actualizado numa base técnica, tendo sido encontrados critérios mais objectivos que permitem suportar, com maior rigor e transparência, cada competência delegada”. Este é um argumento que cai bem: a justiça é sempre bem aceite em todas as áreas, mas a técnica e os critérios não produziram para nenhuma Junta maiores valores a receber da Câmara Municipal de Odivelas.

É dito também no preâmbulo do Orçamento e Grandes Opções do Plano: “… Neste contexto, de forma a minimizar os impactos financeiros da referida diminuição, a Câmara Municipal abdica, por mais um ano, das receitas resultantes da publicidade e ocupação da via pública”.

E aqui surge-nos uma dúvida: será que a transferência destas receitas constituiu uma benesse caridosa das Câmaras anteriores, sem qualquer contrapartida por parte das Juntas de Freguesia?

Certamente que não. O espírito que presidiu à celebração do primeiro Protocolo de Transferência de Competências foi a noção, amplamente comprovada pela experiência, de que a gestão de verbas relativas a determinadas áreas, feitas pelas Juntas de Freguesia, era mais eficaz e mais rentável do que centralizada na Câmara. Senão vejamos:

• nunca as freguesias apresentaram zonas verdes mais bem tratadas do que a partir da altura em que assumiram a gestão da sua manutenção
  • nunca as freguesias se apresentaram mais bem limpas do que a partir da mesma altura
  • as verbas relativas à publicidade e ocupação da via pública cobradas pelas Juntas passaram a constituir uma fonte de receita significativa, contrariamente ao que acontecia no tempo em que a Câmara mostrava a sua incapacidade para as cobrar.

De notar que, exactamente por se prever este aumento de receitas, as verbas calculadas para as despesas envolvidas com a responsabilidade de manutenção das outras áreas foram calculadas por defeito. E as Juntas souberam rentabilizar esses dados.

É preciso realçar que qualquer protocolo estabelecido pela Câmara tem que ter em atenção que, havendo vantagens para ambas as partes, a vantagem maior deverá ser sempre a das populações que a elegeram.

A CDU sempre defendeu a delegação de competências nas Juntas de freguesia. Hoje são inquestionáveis as vantagens que daí resultaram e resultam para as populações. Continua portanto firme na sua defesa.

Este Protocolo indicia que há a tentação de avançar para o regresso a uma centralização de competências na Câmara, motivado, quanto a nós, pelo sentimento de que as verbas transferidas nem sempre são aplicadas nas áreas a que supostamente se destinam.

Para a CDU, o controlo da execução deste protocolo é inevitavelmente necessário, mas só será aceitável e bem compreendido por todos se for feito através dos resultados que normalmente são bem observáveis por toda a gente.

A CDU não aceita que seja por meios burocráticos, com relatórios, através de um gabinete, como é apontado no texto deste protocolo, que o controlo da sua aplicação e cumprimento será bem feito.

A CDU é sensível ao argumento de que o corte nas despesas tem que ser distribuído por todos. Só se espanta porque o mesmo não é dito em relação à empresa Odivelcultur. Cada um que tire as suas conclusões. Nós, há muito que tirámos as nossas.

Por tudo o que acima referimos não estamos de acordo com a redução de verbas a transferir para as Juntas de freguesia do concelho e por isso votamos contra.

Odivelas, 11 de Dezembro de 2006

Os vereadores da CDU