Em defesa dos transportes públicos

Vieram recentemente a público, noticias que nos dão conta da proposta de reestruturação da rede de transportes públicos por parte deste governo.

Como se não bastassem os brutais aumentos dos bilhetes e passes sociais que este ano atingiram os utentes dos transportes públicos. Agora vêm mais aumentos e a redução do horário do Metro e dos autocarro 36 e 724 da Carris e a supressão do 206 e 205 – serviço nocturno, pondo em causa o direito à mobilidade – Direito este consagrado na Constituição da República Portuguesa. 

Em Janeiro deste ano os preços dos transportes aumentaram entre 3,5% e 4,5%. Em Agosto o aumento imposto inicialmente anunciado em 15%, ultrapassou mesmo os 25%. E, no que ao concelho de Odivelas diz respeito, o bilhete simples do Metro até Odivelas passou a custar mais 15%, enquanto que o passe L1 3ª Idade teve o brutal aumento de 17% e o L12 aumentou 24%

Das medidas de reestruturação dos transportes públicos que o governo está a ultimar constam:

– A redução do período de funcionamento da linha Amarela do Metro entre o Campo Grande e Odivelas para as 21h30 linha esta que actualmente funciona até à 1h00 e a redução da linha azul entre o Colégio Militar e a Amadora;

– A redução do número de carruagens do metro durante o fim-de-semana;

– O encurtamento do percurso do 36 com destino final no Sr. Roubado, deixando assim de vir a Odivelas como acontece até agora;

– A supressão das carreiras 205 e 206 da linha da madrugada que serviam Odivelas e Pontinha e do serviço nocturno da carreira 724 que servia a Pontinha;

Com a desculpa da simplificação, a verdade é que o governo se transformou numa entidade de entrega aos grupos económicos de tudo o que é público e dá lucro. Ou seja, tendo como objectivo final a privatização do Metro e da Carris está a libertar estes meios de
transporte público daquilo que consideram ser menos lucrativo, reduzindo uns serviços, suprimindo outros e eliminando postos de trabalho.

Considerando que, a população de Odivelas nos últimos anos tem sido afectada no que se refere aos transportes públicos e mobilidade e se vê agora uma vez mais furtada nos seus direitos essenciais.

Considerando que estas gravosas medidas transformarão Odivelas num subúrbio sem qualidade de vida, onde a mobilidade se torna um martírio, oneroso e difícil. Ficando o Concelho tão isolado como antes do 25 de Abril.

E considerando que a vinda do Metro e da Carris até Odivelas não foi uma benesse, mas sim o resultado da luta das populações do concelho e o cumprimento do elementar direito à mobilidade.

A Câmara Municipal de Odivelas, reunida na sua 20ª reunião ordinária de 2011, delibera:

1. Repudiar qualquer intenção de alteração na rede de transportes que serve o concelho que imponha prejuízos no acesso aos transportes públicos e na mobilidade;

2. Exigir do governo não só a manutenção da actual rede de transportes públicos no concelho de Odivelas, como a sua melhoria no que se refere aos transportes disponibilizados e à qualidade e adequação dos mesmos;

3. Solidarizar-se com as lutas das populações por uma melhor rede de transportes e contra o aumento insuportável do custo dos mesmos.

Odivelas, 8 de Novembro de 2011
Os Vereadores da CDU

Ilídio Ferreira
Rui Francisco

 

20.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas