Contra os cortes na Ciência e no Emprego Científico, Exigimos soluções!

Decorre neste momento, a Concentração Nacional de Membros da Comunidade Científica em frente à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em Lisboa. São muitos aqueles que enfrentam a chuva para dizer que Portugal não tem futuro, se persistirem as políticas do Governo PSD/CDS-PP de abandono do investimento na investigação científica que condenaria Portugal a recuo de décadas.

Apelo de 17 de Janeiro da ABIC

(Associação de Bolseiros de Investigação Científica)

Os resultados dos concursos de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento vieram confirmar as piores perspectivas. Um corte brutal nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento:

298 bolsas de doutoramento em 3416 candidatos, 233 bolsas de pós-doutoramento em 2305 candidatos. Apenas 9% das candidaturas foram aprovadas! É este o resultado das políticas deste Governo, deste Ministro, e da FCT.

Estes números significam um retrocesso de cerca de vinte anos no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com consequências trágicas:

• Na vida de milhares dos mais qualificados quadros deste país de ficam sem sustento, sem protecção social e obrigados a abandonar a ciência ou a abandonar o país;

• Nas Instituições de I&D que, para além do estrangulamento financeiro a que estão sujeitas, ficam privadas de recursos humanos nos quais já foi investido muitos anos de formação necessários ao rejuvenescimento dessas instituições;

• Nas continuidade de linhas de investigação ao ficarem privados de quadros qualificados para o prosseguimento dos seus trabalhos;

• No desenvolvimento económico, social e cultural do país.

Esta é uma política de destruição da Ciência e de destruição do País!

Não vamos deixar que isto aconteça! Não estamos condenados ao sub-desenvolvimento e ao atraso! Não vamos deixar destruir em poucos anos um sistema científico e tecnológico que demorou muitas décadas a construir!

Por isso vamos todos à Concentração Nacional de Membros da Comunidade Científica na próxima terça-feira, dia 21 de Janeiro, pelas 15h, junto à sede da FCT.

Esta grande acção tem como objectivos a exigência de soluções para os milhares não colocados e a condenação dos cortes no SCTN e nos seus recursos humanos e terá como lema:

Contra os cortes na Ciência e no Emprego Científico, Exigimos soluções!