A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP reunida no dia 13 de Janeiro de 2014, analisou aspectos da actual situação nacional e do concelho, marcada pela agudização da situação económica e social, as consequências para o País resultantes da aprovação do Orçamento do Estado para 2014 e reafirmou a luta de massas como o elemento fundamental de combate à ofensiva em curso.
A Comissão Concelhia manifestou a solidariedade para com a luta em desenvolvimento e apelou aos trabalhadores, às populações e a todos os democratas e patriotas que não se resignem perante a ofensiva e que lutem pela alternativa patriótica e de esquerda. A Comissão Concelhia decidiu também realizar um conjunto de iniciativas integradas nas comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril.
A actual política seguida pelo Governo PSD/CDS-PP, cujas consequências negativas se fazem sentir particularmente aos níveis do empobrecimento da maioria dos portugueses e do próprio País, beneficiando claramente os grandes grupos económicos nacionais e internacionais, são expressão de mais de 37 anos de política de direita, do processo de integração capitalista da União Europeia e da própria natureza da crise estrutural do capitalismo.
Uma política que, submetendo o país aos interesses do grande capital nacional e estrangeiro, arrastou Portugal para a mais longa recessão económica da sua história contemporânea, traduzida em níveis de desemprego que se aproximam de um milhão e meio de trabalhadores desempregados, no alastramento da pobreza e o crescente empobrecimento de vastas camadas da população, em níveis de investimento próximos dos verificados na década de 50 do século passado e nos mais elevados níveis de endividamento e dependência externa desde os tempos do fascismo. Uma política e um governo que, a não serem derrotados, ameaçam destruir as condições de vida da esmagadora maioria da população, arrasar com a economia nacional, comprometer a soberania, a independência e o futuro do País.
Considerando o que referimos, foi conclusão da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP da necessidade e da importância de continuarmos a informar, esclarecer e mobilizar as populações e os trabalhadores para lutar pela derrota do Governo e da política de direita, criando-se as condições necessárias para um Governo patriótico e de esquerda que promova e garanta os direitos sociais e laborais das populações e dos trabalhadores e que distribua de uma forma mais justa a riqueza gerada.
Em simultâneo, foi também decidido realizarmos um conjunto de acções e iniciativas integradas nas comemorações do 40º aniversario do 25 de Abril, tendo como objectivo a valorização da Revolução de Abril e a importância da mesma para a consolidação do regime democrático e para a defesa da Constituição da Republica Portuguesa, como garante dos direitos sociais e laborais.
No decorrer da reunião foi também lembrada e reprovada a posição do PS de votar contra, na última sessão da Assembleia Municipal as duas moções apresentadas pela CDU. Uma contra o Orçamento de Estado e uma outra que exigia a revogação da Lei de extinção das Freguesias.
Ainda decorrente à reunião foi feita uma avaliação ao trabalho e intervenção das estruturas de direcção do Partido nas freguesias e no concelho durante o ano transacto e aprovado o Plano de Trabalho para o ano em curso.
Confiante na força e capacidade dos trabalhadores e do povo, e empenhada no desenvolvimento, e alargamento da frente de luta, a Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP reafirma a sua determinação na luta pela ruptura com a política de direita, e pela concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, pela Democracia Avançada, pelo Socialismo e o Comunismo.