Solidariedade com trabalhador em luta contra a repressão patronal

strupsantarem160.jpgUma delegação de Dirigentes Sindicais de Lisboa do STRUP esteve ontem em Santarém, expressando a activa solidariedade com um dirigente sindical rodoviário que iniciouuma greve da fome face à prepotência da Administração e à passividade cumplice do Governo para com este. Apesar de ter ganho em Tribunal a acção que moveu contra a Empresa esta recusa-se a cumprir a sentença, prosseguindo a descriminação e repressão sindical. Os deputados do PCP na Assembleia da República já exigiram do Governo que faça cumprir a lei!

NOTA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL DO STRUP

Para conhecimento, se informa que hoje dia 22 de Junho na empresa Luz & Irmão S.A sediada nos Riachos – Torres Novas, o trabalhador da empresa e Motorista TIR Carlos Campino iniciou uma greve de fome contra o não pagamento dos salários que estão por liquidar desde Abril passado e também, contra o não cumprimento do acordo realizado no Tribunal de Trabalho de Santarém após processo movido contra a empresa em virtude da mesma se recusar dar-lhe serviço.

Para além das situações referidas, outras razões levaram a esta tomada de posição, que seria importante tornar público pelo que, vos convidamos a comparecer no local a fim de se inteirarem dos contornos que levaram a esta forma de protesto por parte do trabalhador que “não sendo a forma de luta que o STRUP/CGTP defende” pelas razões inerentes e consequências que poderão advir para o trabalhador, mas com o qual estamos totalmente de acordo e solidários com as razões que motivaram tal protesto, assim como entendemos que as entidades que directa ou indirectamente têm a ver com este protesto terão de assumir responsabilidades pelo clima de abuso sistemático e violação dos direitos de quem trabalha nomeadamente o Governo pela inoperância manifestada através da ACT que continua a ver passar a banda e a ignorar os problemas sociais assim como o governo civil no distrito que tem tentado fazer passar a imagem de um distrito sem problemas mas que infelizmente e cada vez mais estas formas de luta terão tendência a evoluir tal é o grau de dificuldade com que se debatem os trabalhadores ao contrário do que referem os mandatários dos patrões no distrito.

Santarém, 22.06.2009
Direcção Regional do STRUP