Ferroviários em Luta pela dignificação da contratação colectiva e pelo fim do trabalho precário

capa1.jpgRealizou-se ontem, em frente ao Ministérios dos Transportes em Lisboa, um plenário de dirigentes, delegados e activistas sindicais, membros das comissões e sub-comissões de trabalhadores do sector ferroviário, pela dignificação da contratação colectiva e pelo cumprimento dos acordos contra a discriminação pelo fim do trabalho precário. As transformações do sector ferroviário têm sido acompanhadas de uma degradação das relações de trabalho nas diversas empresas, onde se assiste ao aumento do trabalho precário, à discriminação dos trabalhadores mais jovens e ao incumprimento dos Acordos de Empresa e diversos acordos firmados, isto tem originado conflitos que se arrastam devido à insensibilidade dos responsáveis das empresas e ao aumento da desmotivação de quem labora nas empresas do sector. Como contributo para a inversão da situação, o plenário realizado ontem reivindica a passagem a efectivos de todos os trabalhadores com contratos a termo que ocupam postos de trabalho permanentes e o fim da discriminação dos trabalhadores jovens, no que concerne aos direitos.