1918/03 – A Tarefa Principal dos Nossos Dias

“A história da humanidade está a realizar nos nossos dias uma das mais grandiosas, das mais difíceis viragens, que têm um imenso significado – que sem o mínimo exagero poderíamos qualificar como libertador universal. Da guerra para a paz; da guerra entre abutres que enviam para a matança milhões de explorados e trabalhadores para estabelecer um novo regime de partilha dos despojos saqueados pelos bandoleiros mais fortes, para a guerra dos oprimidos contra os opressores pela libertação do jugo do capital; do abismo de sofrimentos, martírios, fome, asselvajamento, para o futuro luminoso da sociedade comunista, para o bem-estar geral e para a paz duradoura; não é de espantar que nos pontos mais bruscos de tão brusca viragem, quando em volta se quebra e desmorona o que é velho com ruído e estrondo infernais e ao lado nasce o que é novo entre sofrimentos indescritíveis, haja quem sinta vertigem, quem se entregue ao desespero, quem procure salvar-se da realidade, por vezes demasiado amarga, à sombra de uma frase bonita e atraente.”

Ler texto completo de Lénine em PDF