1923, Como devemos reorganizar a Inspecção Operária e Camponesa

O artigo «Como Devemos Reorganizar a Inspecção Operária e Camponesa» está directamente ligado à Carta ao Congresso de Lénine e desenvolve as suas ideias. A continuação directa e o desenvolvimento do artigo «Como Devemos Reorganizar a Inspecção Operária e Camponesa» foi o artigo de Lénine «É Melhor Menos mas Melhor». Partindo das indicações de Lénine. o Comité Central elaborou para o XII congresso do PCR(b) as teses sobre a reorganização e a melhoria do trabalho das instituições centrais do Partido, bem como o projecto de resolução do Congresso sobre a reorganização da Inspecção Operária e Camponesa e da Comissão Central de Controlo. O XII Congresso do Partido aprovou a reaolução sobre questões de organização e a resolução «Sobre as tarefas da Inspecção Operária e Camponesa e da Comissão Central de Controlo» elaboradas pelo Comité Central. Segundo as propostas de Lénine, o congresso alargou a composição do Comité Central e da Comissão Central de Controlo e criou o órgão unificado Comissão Central de Controlo – Inspecção Operária e Camponesa.

Ler Texto de Lénine em PDF