Gestão CDU na Câmara Municipal de Loures, a diferença que faz a diferença

Passado um ano sobre as últimas eleições autárquicas, a CDU – Concelho de Loures tece algumas considerações sobre o primeiro ano de mandato dos seus eleitos na Câmara Municipal de Loures, salientando que “os resultados já obtidos pela gestão de maioria CDU confirmam a validade da proposta de mudança sufragada pelos eleitores”.

COMUNICADO DA CDU-CONCELHO DE LOURES

Passado um ano sobre as últimas eleições autárquicas, a CDU entende tornar públicas as considerações seguintes sobre o primeiro ano de mandato dos seus eleitos na Câmara Municipal de Loures:
Os resultados já obtidos pela gestão de maioria CDU confirmam a validade da proposta de mudança sufragada pelos eleitores.

Destaca-se o esforço realizado para a estabilização financeira da câmara, com diminuição de gastos em avenças desnecessárias e na redução dos encargos de funcionamento, tendo sido possível obter poupanças que permitem reduzir a dívida a fornecedores, regularizar pagamentos de subsídios em atraso ao movimento associativo e até reforçar o apoio às corporações de bombeiros voluntários do concelho.

Destaca-se ainda, pela sua relevância estratégica, a constituição dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas, que permitirá evitar a divisão dos atuais Serviços Municipalizados, situação que conduziria a profundos prejuízos para as populações dos dois municípios e para os trabalhadores daqueles serviços. Será oportuno lembrar que este assunto se arrastou durante doze anos, sem que os dois municípios, então ambos de maioria PS, se conseguissem entender.

Na abertura do ano letivo, importa salientar que em relação às competências da autarquia foram tomadas medidas no sentido de melhorar as condições de educação e ensino nas escolas do concelho.

Estes resultados são ainda mais significativos quando se conhecem as circunstâncias em que o novo executivo encontrou os serviços municipais; dividas superiores a 64 milhões de euros, dos quais mais de 25 milhões a curto prazo; falta de materiais elementares para trabalhar; equipamentos degradados e imobilizados e trabalhadores desmotivados.

A CDU regista com agrado a evolução positiva que se regista no município de Loures, a diferença que se nota em muitos aspetos e que faz toda a diferença, mas não ignora que muito há ainda por fazer, de forma a poderem ser correspondidas as legítimas expetativas de quem vive no nosso concelho. O caminho escolhido, a permanente preocupação em informar a população acerca das dificuldades, o empenho em ouvir as sugestões e partilhar as decisões, são seguramente fortes alicerces para afirmar Loures como concelho de progresso e qualidade.

Outubro de 2014