Debate público “O PCP, os Católicos e a Igreja” : compromisso com a construção de um Portugal mais justo e humano

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP promoveu no passado dia 4 de Abril um debate público com o tema “O PCP, os Católicos e a Igreja” que contou com a participação e intervenção de Deolinda Machado, Edgar Silva e Carlos Gonçalves. Na sessão, comunistas e outros democratas, católicos ou não, trocaram ideias sobre a necessidade de reforçar a convergência entre os trabalhadores, jovens e reformados na construção de um Portugal mais justo e humano, independentemente das crenças religiosas de cada um.

Na mesa da iniciativa estiveram Deolinda Machado (Licenciada em Teologia, activista da Liga Operária Católica, dirigente da CGTP-IN), Edgar Silva (Licenciado em Teologia, foi padre e professor na Universidade Católica do Funchal, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira e membro do Comité Central do PCP) e Carlos Gonçalves (da Comissão Política do Comité Central do PCP).

Carlos Gonçalves destacou a importância da realização da iniciativa como “contributo para o esclarecimento desta matéria e para fazer avançar o debate e a convergência de opiniões de muitos trabalhadores, de democratas de posições e convicções muito diversas – no plano político, ideológico e religioso -, para novas sínteses de intervenção e novas propostas, comprometidas com uma ruptura com este rumo de desastre nacional e com a construção duma nova política e duma alternativa patrióticas e de esquerda.”

Intervenção de Carlos Gonçalves da Comissão Política do Comité Central do PCP, aqui

Intervenção de Edgar Silva do Comité Central do PCP, aqui

Intervenção de Deolinda Machado, activista católica e dirigente da CGTP-IN, aqui

Em breve estarão disponíveis outras intervenções realizadas