PCP faz pergunta ao Ministro das infraestruturas sobre a valorização dos assistentes de Portos e Aeroportos

O Grupo Parlamentar do PCP recebeu um abaixo assinado dos vigilantes Portuários, os mesmos pedem a unificação das categorias APA, são cerca de 200 vigilantes APA, que assinaram o abaixo assinado, dos Portos de Lisboa, do Porto e de Aveiro e ainda do Aeroporto Lisboa. Representando trabalhadores de cerca de 7 empresas. Afirmam estar cansados de esperar pelo reconhecimento da categoria, pedindo para ser ouvidos.

Realizou-se no passado dia 19 de dezembro uma reunião para ouvir as suas reivindicações, na qual estiveram representados vigilantes Portuários da prosegur e Aeroportuários da ICTS.

PCP há muito que têm vindo a acompanhar estas reivindicações, em considerações muito gerais APA significa Assistentes Portuários e Aeroportuários, e tal como o próprio nome indica são a mesma categoria, não faz sentido haver distinção, se procuramos pelas funções, passam em “grosso modo”, pelo rastreio de bens e pessoas nas fronteiras nacionais num caso nos Aeroportos no outro nos Portos, têm equivalência na formação e treino profissional e os cartões profissionais são exatamente os mesmos. Ficando óbvio que isto deve à precarização das relações laborais e que a única razão para esta diferenciação, é as empresas não quererem pagar aos Portuários o salário correspondente aos vigilantes Aeroportuários.

Os ouvimos também os vigilantes Aeroportuários, que estão solidários com estas reivindicações e que também não estão resignados e reclamam por horários decentes, mais salário e melhores condições de trabalho.

A pergunta que fizemos ao governo PS visa pressionar todos os envolvidos neste problema, e a procura junto do ministério das infraestruturas soluções de fundo que dê estabilidade à vida destes trabalhadores.

Consultar a pergunta AQUI: https://lisboa.pcp.pt/wp-content/uploads/2023/01/Valorizacao-dos-assistentes-de-portos-e-aeroportos-portuarios.pdf