mini-Agualva 18 Janeiro (2)

Vigilia dos Utentes no Centro de Saúde da Agualva

mini-Agualva 18  Janeiro (2)

Decorreu esta manhã mais uma Vigília/Protesto, promovida pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra, desta vez junto ao Centro de Saúde de Agualva, contra o aumento das Taxas Moderadoras, a falta de médicos de família e as degradantes condições de funcionamento daquela unidade de Saúde.



Desde o início da madrugada que várias dezenas de utentes se concentram, todos os dias, à porta daquela unidade de saúde, hoje eram cerca de 30 que ali se encontravam e que pretendiam aceder a uma consulta naquele equipamento.

A consternação sentida pelos Utentes daquele Centro de Saúde faz-se notar pelas precárias condições em que se espera pela abertura do Centro de Saúde, muitos Utentes fazem-se acompanhar por cadeiras a fim de melhor aguentar a espera que se inicia, nalgumas situações, às 5 da manhã.

A garantia de obtenção de uma consulta justifica o comportamento dos Utentes, que ainda assim, após algumas horas de espera, não sabem se a conseguirão obter.

A Comissão de Utentes continua desta forma a realizar o seu protesto e a demonstrar a sua profunda indignação perante as condições que são colocadas ao acesso à Saúde.

No Centro de Saúde de Agualva estão inscritos cerca de 24.800 Utentes, sendo que cerca de 11.200 não têm Médico de Família.

Esta Unidade de Saúde, a funcionar num edifício habitacional, apresenta características de funcionamento surrealistas, não existindo um elevador que permita o acesso aos diferentes pisos por parte dos Utentes que apresentam dificuldades na sua mobilidade.

O próprio acesso exterior ao Centro de saúde é efectuado através de dois lanços de escadas, não existindo qualquer rampa de acesso para deficientes ou carrinhos de bebé.

No momento em que a necessidade de investimento nas Unidades de Saúde é mais do que visível os responsáveis governativos preferiram escolher o caminho do aumento das Taxas Moderadoras, ao invés de dignificarem o acesso à Saúde, tornando-o mais difícil e mantendo as condições precárias dos Centros de Saúde.

A Comissão de Utentes congratula-se pelo apoio e reconhecimento demonstrado pelos Utentes que hoje aguardavam à porta do Centro de Saúde de Agualva, pela sua acção, exigência e empenho.

A Comissão de Utentes, reforça desta forma a sua convicção de que é necessário continuar a exigir:

– Condições de espera dignas pelo acesso ao Centro de Saúde, e não horas intermináveis de espera ao frio e à chuva;

-Médico e Enfermeiro de Família para todos os Utentes, de forma a terminar com as longas filas de espera para marcação/obtenção de consulta no dia;

– Fim das Taxas Moderadoras, que colocam ainda mais longe das Populações o acesso à Saúde;

– Construção de um Centro de Saúde de raiz em Agualva;

– Construção do Hospital público em Sintra.