Manifesto aos trabalhadores do Concelho de Sintra

TrabalhadoresA 5ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas de Sintra aprovou um manifesto, onde se denunciam as deslocalizações de empresas do Concelho, a crescente precarização e baixos salários, a par do grande retrocesso nas relações laborais que as alterações ao Código do Trabalho tentam impôr.
Perante esta situação, os trabalhadores comunistas consideram que só a luta dos trabalhadores poderá inverter este rumo e apelam à participação nas acções de luta previstas para o Concelho, bem como na Manifestação Nacional de dia 5 de Junho.

aos Trabalhadores do Concelho de Sintra:

MANIFESTO
A LUTA É O CAMINHO

Os últimos anos foram caracterizados por um aumento dos ataques aos direitos dos Trabalhadores, fruto das políticas de direita seguidas pelo Governo PS / Sócrates.

A apresentação na Assembleia da República das propostas de alteração ao Código do Trabalho é um retrocesso em todas as Leis Laborais.
Sendo dos aspectos mais gravosos. A cessação da contratação colectiva, o facilitar do despedimento sem justa causa, a legalização do Trabalho Precário e a desregulamentação da Jornada de Trabalho. Estas e outras medidas a serem implementadas são um poderoso ataque aos direitos dos Trabalhadores, também sentidos no Concelho de Sintra.

A deslocalização de empresas do Concelho, como são o caso da Texto Editora, Caminho e Heska. O aumento do Trabalho Precário em outras são preocupações dos Trabalhadores de Sintra, às quais há ainda a juntar os baixos salários e o aumento do custo de vida levando à perda do poder de compra dos Trabalhadores e ao empobrecimento e surgimento de novas situações de fome em muitas famílias.

Perante esta situação o Partido Comunista Português considera que só a Luta dos Trabalhadores permitirá inverter esta situação e apela a todos os trabalhadores do Concelho de Sintra a que se mobilizem no apoio e participação na campanha sobre a precariedade no Concelho de Sintra, com Marchas de Rua a 28 de Maio em Queluz – com a participação de Jerónimo de Sousa, 3 de Junho no Cacém. Da mesma forma se apela a que assinem o abaixo assinado no sentido de censurar esta política, e exigir uma rotura com as politicas de direita do PS / Sócrates.

Apelamos ainda a todos os trabalhadores do Concelho de Sintra a participarem na Manifestação Nacional da CGTP – IN a realizar no dia 5 de Junho no Marquês de Pombal / Restauradores, em Lisboa.

Cacém, 17 de Maio de 2008

5ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas de Sintra