CDU Sintra defende abertura da Base Aérea de Sintra à aviação civil

sintra.jpg

Durante todo o ano de 2009 comemoram-se os 100 Anos da Aviação em Portugal. Pelo profundo significado desta efeméride para o País e para o Concelho de Sintra, a CDU felicita a Força Aérea Portuguesa e releva o empenho e dedicação no desempenho das suas funções. Aliado a este facto, merece ainda destaque a forte ligação que a Força Aérea Portuguesa tem com o concelho de Sintra, através da Base Aérea n.º 1.

Em relação a este equipamento, a CDU vem mais uma vez defender a utilização da pista da Base Aérea n.º 1 pela aviação civil. Tal como aconteceu durante o período do Europeu de Futebol em 2004, durante o qual a Força Aérea Portuguesa abriu a pista da base a voos civis, o que permitiu descongestionar o Aeroporto da Portela e o Aeródromo de Tires. A utilização da pista por aviões civis seria um importante passo para dinamizar economicamente o concelho de Sintra.   

O transporte rápido de materiais e pessoas, a grandes distâncias, implica a existência de um transporte aéreo, competitivo, rápido, eficiente e seguro. O êxito duma região, em termos da valorização do seu potencial, depende assim cada vez mais das vantagens comparativas que um aeroporto lhe poderá proporcionar. 

As regiões servidas pelos aeroportos de Londres, de Amesterdão, de Frankfurt, de Paris e de Madrid devem uma parte do seu êxito aos serviços aeroportuários desenvolvidos e à competição entre eles. Os aeroportos gozam em geral duma posição monopolista mas a tendência é para que se inicie a competição entre aeroportos especializados, mais pequenos e localizados mais ou menos próximo do centro das cidades e dos operadores aeroportuários convencionais. São exemplos: Gatwick, Heatrow e Luton, em Londres; Bruxelas e Charleroí; Charles de Gaule e Beauvais, para só falar de alguns exemplos europeus.  

Assim, a utilização da pista da Base Aérea de Sintra por aviões civis desempenhará: 

– Um papel vital no desenvolvimento da economia do concelho;

– Um papel de catalisador do desenvolvimento e de ordenador do espaço ao redor da base;

– Uma forte promoção da indústria do turismo e dos serviços;

– Uma importante função na criação de postos de trabalho, directos, indirectos e induzidos.

 

Sintra, 26 de Junho de 2009