mini-cdu 23 2 13 2

CDU – garantia de confiança

mini-cdu 23 2 13 2Foi num Auditório António da Silva cheio de homens, mulheres e jovens, gente ligada ao mundo do trabalho, à cultura e à ciência, ao movimento associativo e às colectividades sintrenses que a CDU apresentou os núcleos centrais das candidaturas à CM e AM. «Os primeiros nomes das listas municipais traduzem um enorme empenhamento da CDU em construir uma alternativa autárquica para Sintra,

que permita retomar no concelho o que de melhor se fez, desde o 25 de Abril de 1974, com a participação destacada dos eleitos e activistas da CDU», sublinhou Pedro Ventura na primeira intervenção da iniciativa, realizada ontem à tarde.
Para o cabeça de lista da CDU à Câmara de Sintra, «os sintrenses têm uma enorme e exaltante tarefa pela frente: derrotar a troika nacional e os seus candidatos no concelho», desafio que estará tanto mais próximo de ser superado com sucesso quanto maior e mais expressiva for a votação na CDU, considerou.
Para o actual vereador da CDU e candidato à presidência da autarquia, os sinais de declínio económico e social no segundo maior concelho do País são flagrantes, por isso, quem depositar confiança na CDU tem a garantia de que as preocupações, anseios e aspirações das populações serão também as dos eleitos da CDU e merecerão, da parte destes a mais viva denúncia, solidariedade e luta.
Garantimos, ainda, «a continuação dos SMAS como serviço municipalizado, das empresas municipais como serviço público e dos trabalhadores da autarquia dignificados nas suas funções; a manutenção e reforço da gestão pública da água, saneamento básico e resíduos sólidos; o estímulo à actividade produtiva e a sua diversificação, criando emprego qualificado e com direitos em Sintra, potenciando a criação de pólos económicos, com destaque para os sectores produtivos, o turismo, a agricultura, as novas tecnologias e a cultura; uma aposta na reabilitação urbana do concelho de Sintra, com a valorização da capacidade, saber, entusiasmo e criatividade dos Serviços de Urbanismo e dos trabalhadores municipais; a transformação de Sintra num concelho de dimensão cultural qualificada, humanizada e solidária, onde a memória e a tradição histórica e popular convivem com a criação contemporânea, onde os grandes núcleos urbanos convivem com as áreas históricas.
É possível e assumimos o compromisso, de «lutar pela construção de um Hospital Público em Sintra, pelo reforço dos cuidados de Saúde primários e o apoio às estruturas locais; de defender a manutenção da Linha de Sintra na esfera pública e a criação de uma rede de transportes colectivos concelhios articulada entre si que sirva os interesses das populações; de retomar uma política que estimule a prática do desporto no concelho, dando força ao desporto popular, ao movimento associativo e às colectividades, aproveitando as estruturas existentes e as condições naturais de excelência do nosso concelho; de concretizar de uma política de dinamização com e para a Juventude, que promova a inclusão social, o combate às desigualdades e a construção de oportunidades; de reforçar a descentralização de competências para as freguesias e a participação das populações na vida autárquica», acrescentou Pedro Ventura.
Na sessão de apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais intervieram ainda António Filipe, cabeça de lista à AM de Sintra, que destacou a CDU como a única candiatura de esquerda no concelho, Rogério Cassona, do Partido Ecologista «Os Verdes», e Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central do PCP, que salientaram a importância da intervenção da CDU, do protesto e da luta dos trabalhadores e das populações na derrota da política imposta pelas troikas nacional e estrangeira, na conquista de um Portugal mais democrático em todas as suas dimensões – política, económica, social e cultural -, inspirado nos valores de Abril.