mini-DSC 0059

A luta continua na Europa&C

mini-DSC 0059Os trabalhadores das unidades fabris de Sintra, Porto e Leiria da empresa Europa&C Embalagem iniciaram ontem, às 22h00, uma greve de 24 horas. Integrada na jornada de luta convocada pela CGTP-IN contra o roubo do feriado para o dia 30 de Maio, em cima da mesa está também a reivindicação de um aumento salarial para todos os trabalhadores da empresa.

Esta corajosa decisão prende-se com uma proposta da empresa que prevê actualizações salariais, já  de si “insuficientes face à degradação do poder de compra e aumento brutal da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho” – informam os trabalhadores na resolução aprovada em plenário –  para várias unidades fabris da empresa, excluindo a de Albarraque.

Esta é uma “posição inaceitável, injusta e discriminatória” por parte da Europa&C, que “insiste numa inadmissível discriminação dos trabalhadores, não respeitando o que estabelece o próprio Acordo de Empresa, de  ser aplicado o aumento salarial a todos os trabalhadores da empresa”.

mini-DSC 0036Uma delegação da Comissão Concelhia de Sintra do PCP esteve junto dos trabalhadores em greve na unidade de Albarraque, levando a sua solidariedade, na noite de 29 e na madrugada de dia 30. No comunicado distribuído, o PCP valoriza a unidade e coragem de todos os trabalhadores da empresa e apela a que não desistam de lutar pelas suas justas reivindicações.

Ainda durante a manhã, esteve com os trabalhadores o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, que apelou à intensificação da desta luta por melhores salários e condições de trabalho.

Para além das elevadas adesões à greve que se verificaram nas três unidades, estando neste momento a produção parada em qualquer uma delas, a luta dos trabalhadores da Europa&C Embalagem, vai continuar, no imediato, com a greve ao trabalho suplementar contra a atitude discriminatória da empresa, aprovada em plenário no passado dia 7 de Maio.