População

Os candidatos da CDU reuniram com dirigentes do GRECAAM

A reunião ocorreu na casa particular de um dos dirigentes “temos uma loja no Centro Comercial do Bugio, mas aqui estamos mais confortáveis”, justificou o Presidente do Grupo Recreativo e Cultural dos Amigos do Alto do Mocho (Paço de Arcos) enquanto Daniel Branco ia apresentando os elementos da delegação da CDU. A visita foi mais uma no percurso do melhor conhecimento das organizações do Concelho para tomar contacto com a actividade, quer com as dinâmicas que desenvolvem quer com os problemas com que se deparam.

Estiveram presentes quase todos os dirigentes do GRECAAM mas foi o seu Presidente, António Espirito Santo,  que nos foi descrevendo como foi criado, há 13 anos , como evoluiu e diversificou a actividade começando por situar os objectivos que, em síntese, podem ser enunciados como a promoção de acções e eventos que concorram para  o ENVELHECIMENTO ACTIVO E SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÔES.  A partir deste enunciado foi clara a singularidade do GRECAAM e do seu projecto intergeracional e da boa aceitação do seu trabalho desenvolvido com a comunidade local, ainda limitada por factores adversos tais como instalações e recursos financeiros, limitados, pese embora o facto de contarem já com cerca de 90 associados. A CDU confirmou, pelo que ouviu, que não é clara a politica de apoio da Câmara e que disso se recente o movimento associativo. Projectos futuros? Sim, claro e António Espirito Santo deu conta das ideias e conceitos em torno do que já é designado por “ACADEMIA DOS SABERES” cuja orientação para a acção implicará a realização de um conjunto de palestras estando já agendada para o próximo dia 29 a primeira, sobre cidadania, integrada no “ano europeu da cidadania”. A prazo, esperam os dirigentes, virem a ser credenciados como Instituição Privada de Solidariedade Social.

A actividade tem sido centrada em três eixos, embora não se esgotando neles:

– Um eixo orientado para a população sénior, com a realização de viagens, excursões, visitas tendo em vista o alargar dos conhecimentos, o contacto com outras culturas e proporcionar o lazer das populações. Em 13 anos contam-se por muitas dezenas as excursões e visitas, realizadas a destinos diversos quer no país quer no estrangeiro. As actividades assumem características diferentes quando realizadas no período de verão – projecto “Férias Vivas Sénior” – com a realização de passeios e eventos.

– O outro eixo é orientado para o universo de crianças e jovens, alargando a esses grupos etários e às suas necessidades e motivações, o prazer de conhecer, conviver e socializar. Para esse efeito há uma relação de colaboração e de entreajuda com uma organização – a PANDILHA JOVEM – com a qual interage para a realização dos seus eventos e iniciativas, nomeadamente a realização anual do projecto “Férias Activas Jovens” que decorre durante cerca de 30 dias, estendendo-se por vezes a todo o período de férias.

– o terceiro eixo engloba a área das actividades de Natureza Social, em que o GRECAAM participa e colabora com a Comissão Social de Freguesia de Paço de Arcos (fazendo parte do núcleo executivo), na Loja Social, no Banco Alimentar e na organização das Feiras Sociais de Paço de Arcos

Na foto, ambiente no interior do Pavilhão da GRECAAM, na Feira Anual deste ano
O GRECAAM participa ainda em fóruns, conferências nacionais e internacionais e nas actividades da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto Há, pela experiência adquirida, ideias de desenvolver projectos com maior integração intergeracional. Para tal, ter-se-á naturalmente que encontrar respostas na concretização da ACADEMIA DOS SABERES. Diria, a finalizar a reunião, o Presidente do GRECAAM.