Orlando Leitão (1931-2014) – in Memoriam

Realizou-se hoje o funeral do nosso camarada Orlando Leitão, militante do PCP desde os tempos da resistência ao fascismo e desde sempre ligado às questões da Saúde, em cuja frente militou. O nosso camarada faleceu, no passado domingo, dia em que, apesar da sua já débil saúde, comemorava os seus 83 anos de idade. O camarada Orlando Leitão integrou, pouco depois da sua passagem à situação de reforma, a organização do PCP de Oeiras. Sobre o que foi a sua dedicação à luta, a sua esclarecida contribuição, primeiro para a criação do Serviço Nacional de Saúde, depois para a sua defesa, dará, numa das suas próximas edições, o Avante, mais documentada biografia.
Não queremos deixar de assinalar a figura deste nosso camarada e o respeito, admiração e gratidão que a classe médica em geral e a dos seus colegas e discípulos da especialidade de Neurologia, do Hospital Egaz Moníz, em particular. A homenagem que lhe foi prestada no Congresso de Neurologia, em Novembro de 2003, colocou essa admiração e respeito à escala nacional, sendo dignos de registo os depoimentos então recolhidos e publicados na revista Sinapse.

A Organização Concelhia de Oeiras do PCP, assinala tão grande perda e dirige à família os seus mais sentidos pêsames.

Homenagem a Orlando Leitão, Congresso de Neurologia/2003