Carnaxide – Para pior já basta assim!

Numa altura em que as acessibilidades e o trânsito, principalmente nas
horas de ponta, constituem um verdadeiro inferno para quem pretende
entrar ou sair de Carnaxide, está em desenvolvimento um projecto – Conjunto Comercial de Carnaxide – que
vai agravar ainda mais a situação existente. Como o projecto se encontra em consulta pública, a CDU de Oeiras apela a todos para que se mobilizem para participar nessa consulta.

CARNAXIDE – PARA PIOR, BASTA COMO ESTÁ !

Conjunto Comercial de Carnaxide em consulta pública

Numa altura em que as acessibilidades e o trânsito, principalmente nas horas de ponta, constituem um verdadeiro inferno para quem pretende entrar ou sair de Carnaxide, está em desenvolvimento um projecto que vai agravar ainda mais a situação existente.

Numa altura em que se esperava que a Câmara e o Governo avançassem com medidas destinadas a suprir as dificuldades, eis que somos confrontados com o anúncio do projecto de construção de um conjunto comercial, a localizar em Carnaxide, junto ao nó de Linda-a-Velha/Carnaxide da A5, no actual terreno de guarda de viaturas ainda a cargo da GNR.

Em vez de melhorar e criar novas acessibilidades como, por exemplo, a tão adiada e necessária estrada Via Longitudinal Norte, ou em vez de criar condições para a utilização de transportes públicos de qualidade como, por exemplo, o eléctrico rápido Algés / Amadora, com um “T” de ligação a Carnaxide, tudo leva a crer que se preparam para aprovar um projecto que vai estrangular ainda mais a entrada e saída em Carnaxide.

Trata-se de um projecto apresentado ao Ministério da Economia para um conjunto comercial, actualmente em fase de estudo prévio e sujeito a um procedimento de avaliação de impacte ambiental, que se encontra em consulta pública, nomeadamente na Junta de Freguesia de Carnaxide, até ao dia 10 de Abril, no horário normal. O licenciamento do projecto só poderá ser concedido após declaração de impacte ambiental favorável ou condicionalmente favorável emitida pelo Ministério do Ambiente e todas as opiniões e sugestões no âmbito do processo de consulta pública têm de ser consideradas.

Destina-se, segundo se diz no próprio projecto, a um público alvo de mais de 800 mil consumidores, com uma frequência estimada de 3500 pessoas/dia no primeiro ano e 5500/dia nos anos subsequentes, e com os acessos previstos através da Av. do Forte e da Rua Quinta dos Grilos!

Isto quando já se fala em novas urbanizações junto à já saturada Av. Tomás Ribeiro (uma urbanização na Quinta dos Grilos, junto ao cemitério, e outra à entrada de Linda-a-Velha).

A zona em causa está classificada como “Espaço Industrial” no PDM em vigor, só podendo ser alterada para outra finalidade no âmbito da revisão do PDM.

Ficamos assim com a certeza de que: o trânsito e a mobilidade se vão agravar ainda mais; o comércio local vai ver a sua existência ainda mais dificultada; os níveis de ruído e de poluição atmosférica vão aumentar; e a paisagem, cada vez mais betonizada, vai continuar a degradar-se.

A CDU é favorável a todos os projectos que concorram para o desenvolvimento harmonioso da freguesia, mas este não é o caso.

A CDU é contra a localização deste projecto, já que não favorece, antes agrava, a qualidade de vida da população.

A CDU não aceita que o interesse público se submeta a interesses privados.

Se trabalha ou reside na freguesia de Carnaxide, este assunto também lhe diz respeito!

Participe na consulta pública e dê a sua opinião!