A CDU denuncia: em Paço de Arcos, mais de 10 000 eleitores mudam local de voto… e podem até nem votar

Não é alarmismo, nem insinuação. Na União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, 5 das 9 Assembleias de Voto vão sofrer alteração de localização. São 18 mesas as atingidas pelas “melhorias” agora introduzidas. As novas localizações têm melhores condições, dizem. Mas será que as anteriores não terão as mínimas? Mas… se são escolas… As crianças passam lá muitas horas por dia, muitos dias por semana, muitas semanas por ano… e o eleitor não terá, na pior das hipóteses, algumas dezenas de minutos para assegurar o seu voto. E não se fale em dar condições aos cidadãos que asseguram o ato. As forças politicas, através dos representantes das respetivas candidaturas, pensam o contrário e subscreveram, por unanimidade dos presentes na sessão de “sorteio das mesas”, a recomendação apresentada pela CDU para que se opere o retorno às localizações com que funcionaram as Assembleias de Voto, nas últimas eleições realizadas.

Do texto da recomendação «Chama-se a atenção, que no caso particular de Paço de Arcos, o universo de eleitores, pelo número abrangido (mais de 10 000), mesmo que o referido apoio de transporte funcione, tal não deixará de introduzir fatores de perturbação possíveis de serem evitados a fim de dar as condições de serenidade e civilismo com que se têm pautado todos os atos eleitorais que até aqui se têm realizado. »

Na Assembleia Municipal de Oeiras, na sua sessão de ontem, os eleitos da CDU voltaram a levantar a questão sem que a CMO tenha dado qualquer indicação de ir alterar a situação. Os eleitos da Coligação Democrática Unitária responsabilizaram a Câmara pelo mais que certo aumento da abstenção e por todas as confusões e eventuais distúrbios que tal decisão possam vir a implicar.

As quatro escolas riscadas do mapa: EB1 – Dionísio dos Santos Matias; EB1 – Anselmo Almeida; Escola Joaquim de Barros; EB1/II Luciana Seruca.

Espera a CDU que o bom-senso prevaleça.

(ver recomendação CDU)