Percebem, enquanto falam, que são atentamente escutados. A marca da CDU é essa: ouvir para agir. Percebem que essa acção requer o reforço do grupo parlamentar do PCP e do PEV. Essas percepções estão carregadas de emoções, do desabafo à raiva e desta à crença de que alguma coisa poderá mudar. Rita Rato escutava, escutava e de volta dava a adequada resposta, incutindo confiança.
Sobre a requalificação do Mercado de Algés, as opiniões são divididas entre a descrença e a reticente expectativa, “vamos lá ver!… para já há mais gente por aqui e também mais confusão… o tempo dirá!”
A visita prosseguiu com o diálogo entre os vendadores e a comitiva em que a candidata se integrava, acompanhada por alguns activistas, militantes, amigos e alguns dos eleitos locais.
Não se ouviu que a CDU só aparece em período de campanha eleitoral. De facto tem sido, ao longo do tempo, uma presença constante, como aliás já nesta página se referiu (ver notícia)
Feito o percurso por Algés, seguiu-se uma visita à CERCI de Oeiras e, por fim, um convívio no Centro de Trabalho do PCP, em Queijas.