A propósito da apresentação da 1ª alteração do PDM de Odivelas e respectivo inicio da discussão pública, o executivo municipal do PS prepara-se para aumentar ainda mais a betonização no concelho, através do aumento de vários índices de construção e de utilização dos solos.
A não se travar este caminho definido pela maioria PS, a sobrecarga sobre todos os sistemas (abastecimento de água, recolha de lixo, vias de circulação, estacionamento) e equipamentos de índole pública e social (escolas, centros de saúde, creches, lares, pavilhões desportivos), terá a prazo um impacto devastador, com consequências altamente negativas para a qualidade de vida no concelho.
Defendemos um processo de revisão do PDM com vista ao desagravamento dos índices de construção e de utilização de solos e pugnamos para que os munícipes tenham espaços de fruição e vivência, com qualidade.
No plano do ordenamento do território e do espaço urbano no nosso concelho defendemos como medidas prioritárias:
- negociar as densidades populacionais máximas de cada zona, para valores compatíveis com as indicações que decorram de uma visão integrada do território concelhio;
- reabilitar os núcleos históricos e as zonas urbanas consolidadas;
- definir áreas verdes estratégicas do concelho;
- planear novas centralidades nas áreas de maior expansão;
A CDU defende ainda a elaboração de Planos de Pormenor e Planos de Urbanização, de iniciativa municipal, com vista à criação de coerências urbanísticas e ambientais entre zonas adjacentes, harmonizando o uso do solo e combatendo o abandono e degradação de numerosas áreas expectantes.
Esta proposta foi aprovada, na reunião de Câmara de 15 Novembro de 2023, com os votos a favor do PS e a abstenção de PSD e Chega, e com o voto contra da CDU.
Com o inicio do período de discussão pública de pelo menos trinta dias, apelamos à intervenção da população contrariando os objectivos agora propostos pelo PS.