PS Odivelas para o Desporto: Contra os Clubes, cortar, cortar!

Reduzem-se os apoios, ignora-se a formação e o desporto federado,
ignoram-se as propostas dos clubes e dos dirigentes associativos,
trata-se de modo igual o que é diferente, desinveste-se na actividade
associativa, esquecem-se custos da actividade normal dos clubes, não se
definem opções estratégicas de desenvolvimento desportivo no
concelho… Este é o Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo de
Odivelas (PAADO) aprovado pelo PS e PSD na Câmara Municipal,  esta é a
verdadeira agenda do PS para o desporto no concelho.

A verdadeira agenda do PS para o Desporto. Contra os Clubes, cortar, cortar!

Reduzem-se os apoios, ignora-se a formação e o desporto federado, ignoram-se as propostas dos clubes e dos dirigentes associativos, trata-se de modo igual o que é diferente, desinveste-se na actividade associativa, esquecem-se custos da actividade normal dos clubes, não se definem opções estratégicas de desenvolvimento desportivo no concelho… Este é o Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo de Odivelas (PAADO) aprovado pelo PS e PSD na Câmara Municipal,  esta é a verdadeira agenda do PS para o desporto no concelho.

Quem perde são as associações desportivas, os seus atletas e os munícipes de Odivelas.

Há mais de dois anos que os vereadores da CDU e as Associações Desportivas exigiam da Câmara Municipal de Odivelas o retomar dos apoios ao associativismo desportivo. Para espanto de todos, PS e PSD aprovam um programa de apoios completamente desaqueado da realidade e das reais necessidades do movimento associativo desportivo em  Odivelas, revelador duma clara falta de perspectiva politica e estratégia de desenvolvimento das actividades desportivas no nosso concelho.

Este PAADO, agora aprovado pelo PS e pelo PSD, penaliza as associações desportivas, reduzindo de forma substancial os apoios  que a  Câmara Municipal tem a obrigação de prestar aos agentes desportivos e aos seus atletas. Com este programa, o PS  e o PSD desrespeitam as centenas de dirigentes desportivos que diariamente dão o seu contributo voluntário para a promoção, desenvolvimento, elevação e democratização da prática desportiva no Concelho de Odivelas.

Para a CDU, o Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo de Odivelas tem obrigatoriamente de ser um documento estruturante na politica de Desporto da Câmara Municipal e estratégico na sua relação com os agentes desportivos locais, devendo conter os príncipios, os critérios e as prioridades dessa relação.

Ora, este PAADO não reflecte nada disso.

As orelhas moucas do PS
Pareceu-nos bem que o PS tenha recuado na sua primeira tentativa de aprovação deste programa e tenha pedido aos clubes propostas e contributos, que os clubes prontamente deram. O que estranhamos é que na proposta final não esteja a quase totalidade desses contributos. O PS, numa clara atitude demagógica, finge ouvir as associações e os seus dirigentes, fazendo tábua rasa das suas opiniões e contributos, individuais e colectivos.

O PS pariu um PAADO
Neste PAADO do PS, o único critério objectivo, para apoio financeiro, é o número de praticantes , isto quer dizer que uma associação que tenha 10 praticantes do “jogo da malha”quatro praticantes do “jogo da malha” terá os mesmíssimo apoio que outra associação com dez atletas federados, com seguro, inspecção médica e enquadramento técnico. A Câmara Municipal atribuí um valor fixo em função do número de atletas, não querendo saber de que tipo de atletas ou modadlidades se trata, se são formais ou informais, se federadas ou não federadas, se individuais, se colectivas. A Câmara Municipal ignora a diversidade do tecido associativo desportivo, as caracteristicas particulares de cada uma das modalidades e os custos diferenciados que a sua prática importa.

O mesmo critério é aplicado para o apoio a eventos desportivos, o que conta é o número de praticantes, independentemente das necessidades logísticas e organizativas de cada evento, o PS trata igual o que é necessariamente diferente.

Já na cedência de transportes, o critério muda. Aqui, uma associação com 10 atletas ou uma com 1.000, terá direito ao mesmo número de transportes. Neste capitulo, o PS revelou desconhecer completamente as dinâmicas distintas em cada associação e produz uma flagrante injustiça com a qual jamais estaremos de acordo.

Este PAADO, aprovado pelo PS e pelo PSD, não apoia a participação de técnicos e dirigentes em acções de formação, não apoia a autonomização dos clubes em matéria de transportes, não diferencia as modalidades federadas, não apoia a inscrição oficial de atletas e as suas inspecções médicas.

Ao contrário do que pensa a responsável do PS pelo pelouro do Desporto na Câmara Municipal, as associações desportivas do concelho não são «clubes da bejeca». Esta infeliz afirmação revela um lamentável desconhecimento do movimento associativo em Odivelas e inaptidão para as responsabilidades que ocupa.

Para a CDU, o movimento associativo desportivo constitui um património indispensável ao desenvolvimento do Concelho de Odivelas e uma mais valia fundamental para a elevação da qualidade de vida e bem estar da sua população.

Este é um mau Programa de Apoio e quem perde são as associações desportivas, os seus atletas e os munícipes de Odivelas.