Pela construção de um lar de idosos de gestao pública no concelho de odivelas

PS chumba solução para Lar público de Idosos em Odivelas

O PCP apresentou, na Assembleia da República, uma proposta de Resolução pela construção de um lar de idosos de gestão pública no concelho de Odivelas. A proposta de resolução foi chumbada com os votos contra do PS e a abstenção da IL (Iniciativa Liberal), na passada sexta-feira, 13 janeiro 2023.

Entre os votos contra do Partido Socialista constam os de Susana Amador (ex- Presidente da Câmara Municipal de Odivelas) e Miguel Cabrita (actual Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas).

Esta proposta foi votada no mesmo dia em que foi discutida em plenário da Assembleia da República a petição pública promovida da CIPSO (Grupo de Cidadãos pelos Seniores de Odivelas) sobre a mesma temática e que reuniu mais de 4 mil assinaturas.

O PCP apresentou esta proposta face à demissão das suas responsabilidades por parte do governo, designadamente a de garantir, a toda a população, sem discriminação, condições de vida, nomeadamente encerrando equipamentos de apoio à terceira idade.

Considerando que a capacidade da rede solidária (IPSS) no Concelho não vai além de 200 vagas e a rede privada, além de insuficiente para as necessidades daquele concelho, é inacessível para a maioria da população, devido aos seus elevadíssimos custos, rejeitar a proposta significa abandonar um grande número de idosos que ficam sem resposta pública.

Importa lembrar que em 2016, por ação do governo PS, foi encerrado o Lar público que desde 1975 existia no Concelho.

A resolução recomendava ao Governo que: assegurasse a construção de uma estrutura residencial sénior pública no concelho de Odivelas; articulasse com a autarquia a melhor solução para instalação da referida estrutura residencial, bem como o financiamento necessário a eventuais obras de requalificação.

O PCP promete continuar a batalhar para que se crie condições para a construção de um lar de gestão pública, que reponha este equipamento de serviço público, cada vez mais necessário.

Pode ler a resolução na integra em: https://www.pcp.pt/pela-construcao-de- um-lar-de-idosos-de-gestao-publica-no-concelho-de-odivelas

Intervenção de Alma Rivera, na AR, sobre a matéria a 13 Janeiro de 2023: https://www.pcp.pt/pela-construcao-de-um-lar-de-idosos-de- gestaopublica-no-concelho-de-odivelas-0

PARTILHAR