O PCP esteve hoje no Centro de Saúde de Odivelas situado no antigo CATUS – Av. Abreu Lopes – onde funciona o Atendimento Complementar, numa acção de mobilização para o desfile em defesa do SNS que se realiza na próxima terça-feira, dia 24 de Outubro às 18H em Lisboa.
Largas dezenas de pessoas, de Odivelas mas também do concelho de Loures, aguardaram pelas 10 horas para a abertura do Centro de Saúde quando foram informadas que não haveria consultas por falta de médicos.
Entre os utentes estavam várias mulheres grávidas, pessoas com bebés, pessoas para pedir medicação ou mostrar os resultados de exames médicos. De acordo com o relato de uma mãe, o seu bebé tem 8 meses e apenas foi observado uma vez.
Esta situação é reveladora do estado de degradação em que se encontra o SNS, consequência da política do governo que teima em não tomar as medidas necessárias para o reforço dos profissionais de saúde, em particular os médicos.
No concelho de Odivelas os utentes sem médico são já mais de 50.000, número que continuará a aumentar se não forem tomadas as medidas que se impõem para fixar os profissionais no SNS.
A Comissão Concelhia de Odivelas do PCP apela à mobilização da população para a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde.