Intervenção de Fátima Amaral – 01/07/2005

Amigos,

Camaradas

Caros convidados

A todos muito boa noite
Embora falando na condição de cabeça de lista à Assembleia Municipal e apesar de conhecer bem as 7 freguesias do concelho de Odivelas, creio que compreenderão que esta é a freguesia que me está mais próxima.

E também por isso a minha presença nesta iniciativa não é um mero acto decorrente das circunstâncias, mas antes representa para mim, um motivo de orgulho, de confiança, de fraternidade e solidariedade para com as mulheres e homens que integram a actual lista da CDU na freguesia da Pontinha.

Lista constituída por um colectivo de pessoas que recebendo o testemunho dos anteriores eleitos, prosseguirá o trabalho, com novas energias e novas ideias.

Permitam-me que aqui expresse à Anabela Pinto, a quem cumpre o papel de encabeçar a lista, o meu total apoio e a minha confiança no trabalho que irá desenvolver.

Camaradas e amigos

O trabalho realizado no actual mandato na Assembleia Municipal pelo Grupo de Deputados Municipais da CDU tem sido importante e nalguns casos decisivo, pese embora o facto de apenas dispormos de 9 eleitos.

Demos visibilidade com as nossas intervenções a problemas que afligem as populações e incentivamos os moradores a participarem nas reuniões da Assembleia, a colocarem aí os seus problemas e a exercerem um dos importantes direitos dos cidadãos – o direito de interpelarem directamente os órgãos autárquicos e os seus titulares. Foi assim com os moradores dos Bairros do Governo Civil da Pontinha, com os pais que se debatem nesta freguesia com falta de ATL,s  e com os moradores da Quinta do Pinheiro em luta contra os postes de alta tensão, entre outros.

Mas parece claro que, a gestão do PS não só não resolveu os grandes problemas do concelho, como também não foram resolvidos os grandes problemas da Pontinha.

Para além de outras questões que serão referidas pelos outros oradores destaco algumas questões que constituirão compromisso político dos eleitos da CDU, refiro:

  • A questão da Serra da Luz – zona da freguesia onde residem milhares de pessoas, na sua maioria inquilinos e que carece de uma intervenção séria, que mobilizando recursos centrais e locais, possibilite atenuar as consequências decorrentes do facto de se ter construído em zona de risco;

  • A questão dos Bairros Sociais da Pontinha – mantendo-se a administração por parte do Governo Civil de Lisboa dos bairros da Urmeira e Dr. Mário Madeira é imperioso concluir o processo de venda das casas e igualmente proceder à requalificação urbanística e social destes bairros numa dinâmica pluridisciplinar, que envolvendo as populações, mobilize o poder central, local, e vários outros parceiros que têm que ser chamados a participar no terreno com politicas de integração social adequadas ás necessidades concretas das pessoas;

  • A requalificação urbana dos núcleos antigos – actualizando o Plano de Pormenor da Vila da Pontinha que o PS meteu na gaveta desde a Comissão Instaladora e avançando com a elaboração de planos de pormenor para a parte antiga do Porto da Paiã e do Bairro de Santo Eloi, valorizando-se assim zonas da freguesia e melhorando-se a qualidade de vida dessas localidades.

  • A alteração dos limites administrativos da Pontinha – nomeadamente na zona da Vila, permitindo integrar na freguesia todo o vasto território que constitui a zona da estação do metropolitano, da estância e do parque de estacionamento do metro, criando-se assim condições para nesse território encontrar soluções que permitam a construção de uma ampla zona verde, algum equipamento, estacionamento, em suma: soluções que permitam a descompressão da Vila.

Para terminar afirmo que o Partido Socialista e o PSD não são alternativa nem para a freguesia da Pontinha, nem para o Concelho. Uns e outros tem deixado neste território um rasto de incompetência e nalguns casos de compadrio e conivência, que em muito têm contribuído para a estagnação em que a Pontinha se encontra.

A batalha não vai ser fácil! Temos pela frente adversários de promessa fácil.

É preciso trabalhar, esclarecer e convencer os eleitores da Pontinha a votarem CDU para a freguesia, para a assembleia municipal e para a câmara municipal.

Por uma melhor freguesia e por um concelho onde valha a pena viver!

VIVA A FREGUESIA DA PONTINHA

VIVA O CONCELHO DE ODIVELAS

VIVA A CDU