Intervenção de Anabela Pinto – 01/07/2005

Camaradas e amigos:

Em nome da CDU quero agradecer a vossa presença nesta iniciativa. É com grande determinação e confiança que encaramos este acto eleitoral que vai decidir os destinos da nossa freguesia.
Os membros da nossa lista são cidadãos com experiências diferenciadas mas unidos e identificados com o trabalho autárquico da CDU, como têm demonstrado nos diversos níveis do poder local, movimento associativo ou acções reivindicativas de melhores equipamentos colectivos e de melhores condições de vida para a freguesia, e têm como objectivo assumir responsabilidades com trabalho, honestidade e competência na defesa da população da Pontinha.
A Pontinha é uma freguesia com problemas e carência específicos:

–         é urgente a resolução dos graves problemas de estacionamento, com a construção em subsolo, nomeadamente na Praça Hermínio Estrela, e viabilizar a utilização pelos moradores do Parque de estacionamento junto ao Metropolitano, dotando-o de melhores acessos e de segurança.

–         O Pinhal da Paiã tem que ter condições para ser um parque de lazer ao dispor da população da freguesia, exigindo ao Governo Civil a sua cedência definitiva

–         A quase completa ausência de espaços verdes e de lazer; parques infantis, um espaço para a juventude e para a cultura e equipamentos desportivos, nomeadamente o Pavilhão Gimnodesportivo

–         Na terceira idade, com a ausência de apoio domiciliário e de uma rede de cuidados continuados que prestem apoio aos idosos

–         Na infância, é com grande preocupação que assistimos à crescente falta de ocupação de tempos livres das crianças, ainda mais numa freguesia com graves problemas sociais

–         Nos bairros de génese ilegal, com a necessidade de concluir a sua legalização e acompanhar a criação de infraestruturas e de equipamentos para melhores condições de vida da população

–         Nos bairros do Governo Civil (Urmeira e Mário Madeira) exigir, como sempre temos defendido, o cumprimento do edital de 1987, vendendo as casas aos moradores e, nomeadamente na Urmeira, é necessário intervir com políticas sociais que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas

–         O mercado, que beneficiou de muitas promessas, e que necessita de uma resolução urgente: a criação de um novo

–         Exigir do ministério da saúde a melhoria da prestação dos cuidados de saúde na freguesia e a construção de um centro de saúde de raiz

–         Exigir do ministério da administração interna condições para o reforço da segurança na freguesia

Gostava de referir que apresentámos na Assembleia da República propostas para a inclusão de verbas quer para a esquadra, quer para o centro de saúde. Nem PS, nem PSD votaram a favor. A Junta assiste a esta situação sem uma atitude interventiva e reivindicativa junto das entidades competentes. Tem sido esta a atitude da gestão PS na Junta de Freguesia: não faz nem exige que se faça!

O PS, nestes oito anos, bloqueou o desenvolvimento da freguesia da Pontinha. É notório que esta freguesia precisa de uma mudança, de uma equipa nova, de um novo projecto. Apresentamos hoje a lista da CDU, uma lista que conjuga juventude e experiência, que tem propostas e vontade de as concretizar. Uma lista que trabalha com seriedade e empenhamento ao lado das justas aspirações da população. Uma equipa que, com a população e com os trabalhadores da Junta de Freguesia, construirá uma melhor freguesia.

O apoio e o incentivo que temos recebido dá-nos a convicção que a CDU é a força política em melhores condições de ganhar as próximas eleições autárquicas na freguesia da Pontinha. A força política que os moradores da Pontinha precisam para desenvolver a freguesia num projecto sério, honesto e competente. Podem contar connosco.

Viva a CDU!

Viva a freguesia da Pontinha!