Intervenção de Anabela Pinto – 30/05/2005

A CDU apresenta a sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia da Pontinha e tem como objectivo assumir responsabilidades com trabalho, honestidade e competência na defesa da população da Pontinha e na criação de uma freguesia activa e desenvolvida.

É com grande determinação e confiança que encaramos este acto eleitoral que vai decidir os destinos da nossa freguesia.

Estamos já a trabalhar, em contacto com escolas, colectividades, associações de moradores, visitas a bairros e contactos de rua com a população no sentido de recolher as suas opiniões e propostas de todos para a nossa freguesia, construindo assim o Programa eleitoral da CDU, num projecto alternativo à actual gestão autárquica da freguesia.

Lamentavelmente a Pontinha é, hoje, devido à política seguida pelo Partido Socialista ao longo de oito anos, uma freguesia estagnada, mal gerida e com o futuro comprometido.

É fácil constatá-lo:

– A insegurança continua a ser um problema dramático, pois aumentam os assaltos diários e há cada vez menos policiamento e menos meios;
– A população assiste ao passar dos anos sem a construção do novo Centro de Saúde; assim a Pontinha continua sem condições dignas de atendimento no actual, além da gravíssima falta de médicos e de outros profissionais da saúde, levando à existência de milhares de utentes sem médico de família.
Apresentámos na Assembleia da República propostas no sentido da inclusão de verbas quer para a esquadra, quer para o Centro de Saúde. Nem PS, nem PSD votaram a favor. A autarquia assiste a esta situação sem uma atitude interventiva e reivindicativa junto das entidades competentes.

– A resolução dos problemas dos Bairros do Governo Civil. Arrastam-se sem explicações os graves problemas dos moradores destes bairros. A venda das casas, tão propagandeada por PS e PSD nas campanhas eleitorais, está novamente parada, sendo bloqueada pelos governos de ambos os partidos.
– A recuperação dos bairros de génese ilegal: depois das demagógicas promessas de legalização de todos os bairros, a realidade demonstra o que foi feito pela gestão PS.

– Nada foi feito para resolver os problemas de trânsito e estacionamento, nomeadamente no Bairro Falcão.

– A solução para a Praça Hermínio Estrela era a construção do parque de estacionamento subterrâneo. Continua é sem solução!

– O novo mercado da Pontinha: promessa eleitoral do PS. Há cinco anos, num dos seus documentos, dizia o Partido Socialista, e cito: “Já existe uma solução para o mercado, cujo projecto está a ser feito, contemplando amplos espaços públicos, no início da Avenida 25 de Abril". A realidade está à vista, tal como a demagogia.

– Onde estão as zonas verdes e de lazer, onde está o investimento na cultura e na juventude ou os apoios à infância? É crescente o número de crianças que por falta de ocupação de tempos livres na freguesia se encontram por sua conta e risco parte do dia.

– Onde estão os apoios ao desporto e às colectividades? Que obras foram feitas na freguesia? Onde está o investimento na educação e em campanhas ambientais? Todas estas questões constavam no programa eleitoral do PS, todas elas continuam sem resolução.
E o que fez a gestão PS assistindo à instalação de cabos de alta tensão por parte da REN que atravessam a freguesia, pondo em risco a saúde e a qualidade de vida de milhares de habitantes da Pontinha, que de um dia para o outro se viram confrontados com a instalação destes postes e cabos de alta tensão junto às suas casas, janelas e às escolas dos seus filhos? O que fez? Nada! Nenhum órgão autárquico quis informar a população destas obras e para culminar ninguém assume responsabilidades!

Nós, na CDU, tal como sempre fizemos, ao lado das justas aspirações da população, interviemos na procura de soluções para os problemas e continuamos empenhados na defesa dos interesses da população da Pontinha.

É este o nosso compromisso: com a população, melhor concelho de Odivelas, melhor freguesia da Pontinha.

A CDU está confiante. O trabalho desenvolvido junto da população ao longo destes anos na luta pelo Centro de Saúde, na luta por melhores condições de segurança, na luta por mais e melhores transportes na Serra da Luz, ao lado dos moradores do Bairro Mário Madeira, ao lado da luta dos pais pela abertura de mais A TL ‘s ou com os moradores da Quinta do Pinheiro, bem como pela forma séria como fomos oposição na freguesia e no concelho, torna claro que estamos em plenas condições de assumir os destinos da Pontinha. É claro também que esta freguesia precisa de uma mudança, que precisa de um projecto e de uma equipa nova que dêem resposta às necessidades do presente e aos desafios do futuro. Para o desenvolvimento da freguesia da Pontinha contem connosco!