Intervenção de Fernando Amaral,
Cabeça de Lista da CDU para a Assembleia de Freguesia de Famões
Na apresentação da candidatura em 03 de Junho de 2005
Caros convidados
Senhores Representantes da Comunicação Social
É com grande satisfação, mas, também, com um grande sentido da responsabilidade que sobre nós recai, que a Lista da CDU candidata à Assembleia de Freguesia de Famões se apresenta publicamente.
E apresentamo-nos assumindo o objectivo de recuperar a freguesia para uma gestão CDU e, assim, devolver Famões aos interesses e aspirações de todos os que aqui moram.
Connosco, não haverá oportunismos nem decisões individualistas e seremos sempre fiéis à divisa da CDU: Trabalho, Honestidade e Competência. Para nós é isto que conta, e não a habilidade para dizer uma coisa fazendo a sua contrária, iludindo a boa-fé dos munícipes, ou para prosseguir fins pessoais.
O objectivo que nos propomos é difícil, mas não é impossível.
Desde logo, temos de recuperar os 379 votos perdidos nas autárquicas de 2001, relativamente a 1997, e conseguir mais. O facto de nas últimas legislativas termos subido 50 votos em relação às anteriores é um elemento animador, mas temos de ir muito mais além.
Mas que fique claro.
Queremos ganhar a Junta de Freguesia, não para usar o poder em proveito próprio ou de grupo, mas para, COM A POPULAÇÃO, dar resposta aos seus justos anseios e melhorar a qualidade de vida em Famões.
Queremos mais do que trabalhar para a população, queremos também trabalhar com a população.
Por isso, se ganharmos as eleições propomo-nos desde logo alargaro horário de atendimento da Junta de Freguesia. E comprometemo-nos também a:
. Proceder ao aproveitamento possível das margens das linhas de água como zonas de lazer, contribuindo para a sua limpeza, que é da responsabilidade da Câmara;
. Criar mais espaços verdes na freguesia e dar maior atenção à manutenção dos existentes e aos canteiros, assim como à correcção na colocação de bancos;
. Melhorar a limpeza urbana;
. Institucionalizar um adequado mobiliário urbano;
E sejam quais forem os resultados, há questões fundamentais pelas quais sempre nos bateremos e não desistiremos enquanto não as conseguirmos. Estão neste conjunto:
. A regularização e o reforço das redes de água e electricidade;
. A construção de um Centro de Saúde, com os meios técnicos e humanos necessários e o apetrechamento adequado ao atendimento da população em condições dignas;
. A construção de uma Esquadra, com efectivos que transmitam segurança aos cidadãos e permitam uma melhor vigilância nas zonas mais sensíveis, designadamente, junto das escolas;
. A implantação das vias de comunicação estruturantes já definidas, designadamente dos meios de ligação directos à CRIL e à CREL;
. A implementação de sinalização, horizontal e vertical, nomeadamente passadeiras;
. A legalização definitiva dos bairros de génese ilegal (AUGI) e maior celeridade na legalização das habitações dos bairros que já possuem alvará – nesta matéria, convém lembrar que o PS não cumpriu o que prometeu, e tudo indica que venha agora prometer de novo a legalização de todos os bairros no próximo mandato; no entanto, o que legalizaram foram os processos cujo trabalho já havia sido realizado pela CDU, com as associações e os moradores desses Bairros;
. A limpeza periódica das várias linhas de água da freguesia, com a sua requalificação;
. A criação de um Parque Urbano em Famões;
. A substituição de colectores e reparação da estação de esgotos do Alto de Famões;
. A criação de uma estação dos Correios com qualidade e capacidade para atender igualmente os seus utentes;
. A criação de um Centro de Dia para a terceira idade;
. A criação de uma Escola EB 2,3, imprescindível a Famões, pois a população escolar já é obrigada a deslocar-se para outras freguesias;
. A criação de uma Escola EB 1, com Jardim de Infância;
. A criação de um Pavilhão Desportivo;
. A construção de bancadas e dos balneários no Polidesportivo do Casal do Bispo;
. A remodelação profunda do Polidesportivo da Quinta das Dálias.
A simples enumeração destas questões demonstra que o PS, que esteve à frente da Junta de Freguesia de Famões e da Câmara de Odivelas nos últimos 4 anos, não deu resposta a questões tão básicas como algumas das indicadas.
E o PSD limitou-se a viver descansadamente à sombra da actuação do PS, fazendo no Governo o que o PS agora está a continuar e a agravar – até na burla de dizer que não aumentaria os impostos e impor um aumento de 2% do IVA, além de violentos ataques aos direitos dos trabalhadores e dos desfavorecidos, o PS imitou exactamente o PSD.
Famões é uma zona com elevado valor paisagístico, um importante “pulmão” arbóreo do concelho de Odivelas, com vistas rasgadas sobre Lisboa e Vale do Tejo, que merece uma boa gestão autárquica – UMA GESTÃO CDU.
E lutar por este objectivo é também contribuir para que a CDU ganhe as eleições para a Câmara de Odivelas.
Para isso, temos de bater toda a freguesia, porta a porta, esclarecendo a população e apresentando-lhes as nossas propostas. E não basta dizê-lo… é preciso fazê-lo.
Com a vitória da CDU em Famões, quem ganha são os famoenses.
Com a população de Famões
Para melhorar a qualidade de vida
Vamos todos trabalhar pela vitória da CDU