Intervenção de João Ferreira – 06/07/2005

Cabeça de Lista da CDU para a Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião

Na apresentação da candidatura em 6 de Julho de 2005

Camaradas e amigos :

A todos agradecemos a vossa presença.

A lista da CDU, candidata à Junta de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, que se apresenta publicamente é constituída por homens e mulheres de trabalho e é com grande sentido de responsabilidade e de honestidade que assumem o compromisso de estarem sempre ao lado dos interesses da população da Póvoa de Santo Adrião.

4 anos de gestão PS à frente da Junta de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião foram 4 anos de oportunidades perdidas para a Freguesia, onde nada de novo surgiu no que se refere a equipamentos úteis para a população.

Os problemas sociais da Freguesia têm-se agravado sem qualquer preocupação de acompanhamento e intervenção por parte do executivo PS.

A luta contra a fome, a defesa de uma habitação digna e o apoio aos idosos em situação de isolamento têm que ser preocupações de uma Junta de Freguesia.

Actuando directamente ou reivindicando às entidades competentes, a Junta de Freguesia não pode continuar a passar ao lado dos problemas mais gravosos da população.

O IPPI, é uma IPSS da nossa Freguesia que dá um grande contributo no apoio social às crianças carenciadas.

Há crianças que a única refeição completa que comem é no IPPI pois os Pais encontram-se desempregados e o único apoio que têm para os seus filhos é nesta instituição.

Em contrapartida o PS na Junta de Freguesia tem marginalizado esta instituição e com isto desprezado esta realidade social.

Não tem havido verbas para apoiar esta instituição de cariz social mas há dinheiro para festanças e touradas.

Numa Freguesia martirizada pelo impacto do betão, o PS não teve qualquer preocupação em promover zonas verdes ou sequer cuidar das existentes.

Só cuidou das zonas verdes em locais de grande visibilidade, deixando ao abandono as traseiras dos prédios ou áreas de pouca passagem, ficando autênticos depósitos de lixo, penalizando as pessoas que residem nesses locais.
O Parque Urbano, já previsto pela gestão CDU na C.M. de Loures foi concretizado por iniciativa dos representantes da CDU na então Comissão Instaladora do Município de Odivelas.
Nestes últimos 4 anos foi literalmente abandonado pela gestão PS à frente da Câmara de Odivelas perante a passividade dos eleitos do PS na freguesia. Agora, na véspera das eleições vieram a correr cortar o mato.

É esta a postura do PS, a politica da aparência e do faz de conta.

Os parques infantis existentes na Freguesia foram também construídos por iniciativa dos representantes da CDU na então Comissão Instaladora do Município de Odivelas, depois de 4 anos de ausência de manutenção, da responsabilidade da gestão PS, até à uma semana atrás encontravam-se num estado de degradação tal que colocaram em perigo as crianças que ali brincaram até essa data. Agora em vésperas de eleições vieram à pressa repará-los  . É este o respeito que os eleitos do PS têm tido pelas crianças da Freguesia.

Camaradas e amigos :

Foram 4 anos de gestão de costas voltadas para a população da Freguesia, onde os anseios e opiniões da população nunca foram tidos em conta.

Nestes 4 anos, com a gestão PS, a Póvoa de Santo Adrião sofreu retrocessos que são necessários serem invertidos, ao mesmo tempo que nada de novo foi feito na Freguesia.

Assim os eleitos da CDU comprometem-se a :

• Promover uma Gestão Autárquica Democrática que envolva a participação cívica dos cidadãos, dos agentes económicos, das estruturas e entidades associativas e sociais no desenvolvimento e no bem-estar geral

• Melhorar a eficiência do serviço de atendimento à população

• Dinamizar a criação de uma Loja do Munícipe

• Distribuir regularmente o Boletim Informativo da Junta, de modo a que sejam divulgadas todas as actividades de interesse para a população

• Melhorar o funcionamento dos vários sectores da Autarquia, dotando-os com os meios adequados ao trabalho a desenvolver atendendo aos requisitos, funções e necessidades dos trabalhadores da Junta

• Prosseguir, Divulgar e Dinamizar os Serviços Gratuitos de Consultoria Jurídica e de atendimento social

• Colaborar com a Câmara com vista a Acelerar os Processos para a construção de fogos para realojamento das famílias da Quinta do Barruncho
• Cooperar com as Entidades de Solidariedade Social na melhoria das situações de natureza económico-social da população carenciada, nomeadamente no reforço do apoio domiciliário à 3ª idade e fomentar outro tipo de serviços, como por exemplo o apoio aos centros de dia e facilitar o transporte dos seus utentes.

• Colaborar com as escolas e associações e apoiar actividades lúdicas e de tempos livres dos jovens

• Proceder à conservação e manutenção das escolas do 1º Ciclo do EB

• Promover e Apoiar, em colaboração com as forças de segurança, o programa Escola Segura.

• Dar apoio às Associações de Pais ou outras instituições sem fins lucrativos, que pretendam prestar serviços de ATL nas escolas básicas do 1ºciclo, adequando o horário de funcionamento às necessidades das famílias

• Apoiar actividades sócio-educativas das IPSS

• Melhoras na Higiene, Limpeza e Varrição do espaço público, na remoção de viaturas abandonadas e na recolha de detritos

• Dinamizar a Educação ambiental para todas as idades

• Promover uma campanha de sensibilização dirigida aos donos dos cães para a eliminação de dejectos caninos na via pública.

• Recuperar as zonas verdes e de lazer degradadas, e embelezar os “canteiros” junto aos prédios com vista a atenuar o impacto do betão na

• Construir mais Parques infantis e recuperar os existentes.

• Calcetamento de Passeios e conservação da rede viária da freguesia.

• Remoção de obstáculos nos passeios tendo em vista os portadores de deficiência física, as crianças e os idosos.

Reivindicar junto da Câmara:

• A dinamização do Auditório Municipal, actualmente abandonado pela gestão PS na Câmara e na Junta

• A promoção de obras de requalificação do Parque Urbano e manutenção do mesmo.

• A pintura de passadeiras para peões e marcação de estacionamentos.
• A promoção de mais lugares para estacionamento automóvel e ordenamento do mesmo na freguesia.

Reivindicar junto do Governo:

• A Construção de um novo Centro de Saúde nos terrenos cedidos pela gestão CDU na Câmara de Loures.

• A Instalação da Esquadra da PSP na nossa Freguesia.

• A Limpeza da Ribeira da Póvoa e demais linhas de Água

• Uma melhor cobertura de Transportes Colectivos com vista a ir ao encontro das necessidades da população
Camaradas e amigos:

Na constituição da lista tivemos a preocupação de convidar pessoas que estivessem em contacto directo com a população e a realidade da Freguesia, pessoas que se comprometem a integrar um projecto de Trabalho, Honestidade e Competência.

Viva a Póvoa de Santo Adrião

Viva a CDU.