Intervenção de Joaquim Machado Duarte – 05/06/2005

Intervenção de Joaquim Machado Duarte,
Cabeça de Lista da CDU para a Assembleia de Freguesia do Olival Basto

Na apresentação da candidatura em 5 de Junho de 2005

Camaradas e Amigos:

Recaiu em mim a escolha para ser o cabeça de lista da CDU à Freguesia de Olival Basto. Quem me conhece sabe que como membro do PCP sempre me disponibilizei para desempenhar todas as funções que me foram confiadas. É com todo o sentido de responsabilidade e com grande empenho que assumo esta tarefa e que conto com todos vós para, com unidade e solidariedade, levar esta tarefa a bom porto. 

Camaradas e Amigos:

Estamos muito confiantes na vitória da CDU na freguesia. Temos muito orgulho no passado e na obra feita mas sobretudo trabalhamos no presente para construir o futuro.

A CDU rejeita as políticas da tanga.

Porque é nessas políticas que se escondem interesses menos claros, com o objectivo de desviar as atenções do essencial e se justificam as incapacidades e a falta de obra e de trabalho da gestão PS na freguesia e no concelho e dos Governos de PS e PSD.

Não nos calamos, por isso exigimos a construção do Centro de Saúde e do Posto de Polícia. Apresentámos na Assembleia da República propostas para a inclusão de verbas para esses equipamentos. Porque é que nem PS nem PSD os concretizam quando estão no Governo e os adiam sucessivamente? Reivindicamos e lutaremos com a população pelo Centro de Saúde e pelo Posto de Polícia, reivindicações que, neste mandato, não saíram dos gabinetes.

Há quatro anos o PS, antes das eleições, veio prometer obras no Centro de Dia para a Terceira Idade. Quatro anos depois e precisamente antes das eleições, será que teremos a inauguração?

Camaradas e amigos:
Onde é que os jovens e as colectividades da nossa freguesia podem praticar desporto? Nas freguesias vizinhas? O ringue está fechado. Que utilidade tem? O ringue deve estar ao serviço da juventude e da população e, além disso, continuamos sem ter um polidesportivo que permita melhores condições para a prática desportiva.
As colectividades da freguesia tiveram já projecção nacional nas modalidades que praticavam: basquetebol feminino e futebol de 5. Em resultado da ausência de uma política desportiva concelhia, dezenas de jovens deixaram de poder praticar desporto no Olival e as colectividades encontram-se nas dificuldades que todos conhecemos.
Tal como o desporto, a cultura e o património caíram no esquecimento por parte do PS. As marchas realizam-se só em ano de eleições e o painel de azulejos feito pelas crianças no viaduto da Malaposta nem isso! Comprometemo-nos a, tal como no passado, trabalhar com as colectividades e com a população para a promoção do desporto, da cultura e do lazer para a infância, a juventude e a terceira idade.
A falta de planeamento em termos das acessibilidades na freguesia, quer rodoviárias quer pedonais, particularmente na ligação ao Metro, são muito sentidas nas dificuldades que a população enfrenta. 
Os bairros de génese ilegal continuam sem ter uma ligação de transportes à vila, condicionando a mobilidade dentro da freguesia. Um exemplo gritante é o dos jovens que aqui habitam: não é admissível que seja mais prático ir estudar para fora da nossa freguesia. É urgente uma articulação de percursos e horários dos transportes que servem o Olival.

Quanto às condições mínimas de higiene e segurança: em pleno Século XXI não se admite que ainda continuem a correr esgotos a céu aberto e que a iluminação seja deficiente, contribuindo para a insegurança que hoje se vive na freguesia.
Somos uma equipa de trabalho para levarmos à prática o programa da CDU que será elaborado com a colaboração de membros do PCP e independentes que connosco trabalham para o desenvolvimento da freguesia e sempre em contacto e ao lado das populações e das instituições do Olival.

Estamos confiantes na obtenção do resultado que o Olival Basto precisa: a vitória da CDU. Para isso, hoje como sempre, lutaremos “Com a população, para uma melhor freguesia de Olival Basto, para um melhor concelho de Odivelas”.

Contamos com todos neste projecto que, porque se quer colectivo, não dispensa o trabalho, a honestidade e a competência de cada um!

Viva a CDU!