Vítor Machado acusado pelo Ministério Público.

Resposta a pedido do Jornal Odivelas Noticias a propósito do artigo:

Vítor Machado acusado pelo Ministério Público.

Exmos. Srs.

Na sequência de vosso pedido para que comentássemos o artigo, não assinado, publicado na vossa edição de 7 de maio com o título Vítor Machado acusado pelo Ministério Público, cabe-nos dizer o seguinte:

1. A comprovarem-se as acusações deduzidas pelo Ministério Público mencionadas no vosso artigo, elas não constituem qualquer surpresa para os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Odivelas já que, em inúmeras ocasiões, pedimos esclarecimentos sobre esses factos aos Executivos que nos últimos anos têm tido responsabilidades na gestão da Junta de Odivelas – o PS, o PSD e o CDS-PP, detendo por isso, todos eles, mais informação do que a CDU sobre os eventuais ilícitos praticados nos últimos anos na Junta de Freguesia de Odivelas.

 

2. A dedução de acusação pelo Ministério Público constituindo arguido um ex-presidente da Junta de Odivelas, eleito pelo PSD, não constitui só por si prova de culpa, pelo que a CDU reserva ulteriores comentários para a decisão judicial final sobre estes processos.

3. Os eleitos da CDU reafirmam a sua já manifestada posição de que em nenhum momento nos motivou qualquer sentimento de ordem pessoal. A nossa posição sempre se situará no plano do combate político, pelo que responsabilizamos o PSD, o PS e o CDS-PP por terem permitido que atuações irregulares, ocorridas durante a gestão destes partidos, se tivessem prolongado.

4. A acusação do Ministério Público apenas vem comprovar o que afirmámos na última Assembleia de Freguesia de Odivelas. A auditoria externa promovida pelo PS na Junta de Odivelas serviu apenas para gastar mais 9.000€ do erário público, já que os factos apurados nessa auditoria já eram de todos conhecidos. A auditoria paga pela Junta de Odivelas apenas serviu para a estratégia do PS em ano de eleições.

5. Os eleitos da CDU evidenciam que não foi possível ao Ministério Público a obtenção de prova sobre o episódio de potencial burla ocorrido na Junta de Odivelas e que envolve contratos de leasing no valor de 250.000€. Existem afirmações públicas do ex-presidente de Junta que denunciam isso mesmo pelo que o arquivamento desse processo é para os eleitos da CDU uma surpresa.

6. A comprovarem-se as acusações deduzidas pelo Ministério Público e relatadas no vosso artigo, apenas fica provada a responsabilidade individual, ficando por fazer o necessário julgamento político da ruinosa atuação, tanto do PS como do PSD, que alternadamente têm sido responsáveis pela gestão da Junta de Freguesia de Odivelas. Esse julgamento será feito pela população de Odivelas, esperamos que já no próximo ato eleitoral.

7. Os eleitos da CDU continuarão disponíveis para todo e qualquer esclarecimento sobre estes processos. O nosso compromisso será sempre com a população de Odivelas que nos elegeu para defender os seus interesses.