O PCP esteve, na passada quarta-feira, em contacto com as trabalhadoras e trabalhadores da CODAN onde através de um documento mostrou a solidariedade com os trabalhadores que têm sido sujeitos a processos disciplinares injustificados e onde defendeu a melhoria das condições do estacionamento.
Clique aqui para ver o documento na sua integra.
Não a processos disciplinares injustificados. Não à repressão patronal.
O PCP está solidário com os trabalhadores da CODAN, e repudia a instauração de processos disciplinares sem justificação.
Este ataque aos trabalhadores que não aceitam, por exemplo, trabalhar ao sábado, é uma forma de procurar intimidar os trabalhadores, procurando agravar a exploração.
Os trabalhadores podem contar com o PCP, na luta contra a repressão laboral.
Por um estacionamento com o mínimo de condições
É mais do que conhecido, que o estacionamento, na CODAN, não tem as condições mínimas de funcionalidade.
Existe um conjunto largo de trabalhadores que vêm de carro, pois deslocam-se de outros concelhos e por vezes a horas em que os transportes públicos são muito escassos.
A empresa devia criar as condições para que os trabalhadores que necessitem, possam estacionar o seu automóvel com facilidade e segurança.
Pelo aumento dos salários
Uma empresa multinacional, como a CODAN, com vendas acima da centena de milhões (antes da COVID19), e que fabrica produtos que foram altamente necessários durante este período da COVID19, tem que valorizar os seus trabalhadores.
E valorizar os seus trabalhadores passa, entre outras coisas, por dignificar valorizar os seus salários. A empresa deve ter uma política de distribuição dos seus lucros pelos trabalhadores, através do aumento dos seus salários, pois eles são essenciais na produção e sucesso da empresa (que os lucros comprovam).
Por horários de trabalho dignos
Os trabalhadores devem ter um horário de trabalho que lhes permita conciliar, o trabalho com, no acompanhamento à família, momentos de lazer, etc.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, deverá implicar a redução dos horários de trabalho.
Defendemos as 35 horas de trabalho semanal para todos os trabalhadores.
Vale a pena lutar!
O PCP apela à unidade dos trabalhadores em torno das suas justas reivindicações.
Podem contar connosco, na luta pela melhoria das condições de trabalho e pela valorização dos trabalhadores.